O fortalecimento dos vínculos entre mães e bebês, o acompanhamento integral da saúde das mulheres durante a gestação e o cuidado com a primeira infância estão entre as iniciativas que tornam o programa ‘Meu Bebê, Meu Tesouro’, uma das ferramentas da Prefeitura de Passo Fundo para estimular a atenção e a inclusão na rede básica de saúde deste público. Na manhã de segunda-feira (03), mais um grupo de gestantes participou do Dia da Gestante, iniciativa que compõem as novas ações do projeto, relançado em dezembro pela Administração.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, mais de 200 mães e bebês estão sendo acompanhadas pelo programa desde dezembro de 2021. “Desde o último cadastramento, na metade de dezembro, temos um bom número de mães e bebês na primeira infância em acompanhamento. Sabemos que a maternidade é um momento delicado, por isso o programa busca incentivar e fortalecer os vínculos maternais, além de contribuir com a redução da mortalidade infantil através de serviços especializados de orientação e suporte às mães e famílias”, explica.
Com 39 semanas de gestação, Naiara Clarisse de Assis, é uma das gestantes que está participando desta nova fase do projeto. Ela conta que estar inserida no programa tem sido uma “ótima experiência”. “Participei do chá em que ganhei a bolsa para a nenê com diversos itens que são muito úteis e estimulam também uma reflexão sobre a maternidade. Além disso, comecei este ano de 2022 participando de um momento muito agradável, que foi a sessão de fotos, a maquiagem e a cabeleireira”, afirmou a mãe da Maria Helena.
Entre as iniciativas do programa estão a oferta de encontros mensais para orientações sobre a gravidez, amamentação e cuidados com o bebê, consultas e visitas domiciliares, atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança, além de kit de enxoval para o bebê. Ao serviço foram incorporados, a partir do relançamento da ação, novos produtos como materiais de estímulo ao vínculo e educação, com livro do bebê, livro de história e livro de banho; e salão de beleza e fotografia artística no Dia da Gestante.
Como participar do programa
A Secretaria de Saúde explica que as mulheres que realizam o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem se cadastrar no programa, preferencialmente, com até 20 semanas de gestação. Além das ações durante a gravidez, o acompanhamento é realizado até a criança completar um ano.