Município avalia reabrir segundo Cais para atendimento de casos de covid

Prefeitura está ampliando a compra de testes e reforçando as equipes de atendimento

Por
· 1 min de leitura
Até o momento, o município registra mais de 363 mil doses aplicadas (Foto: Michel Sanderi/PMPF)Até o momento, o município registra mais de 363 mil doses aplicadas (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
Até o momento, o município registra mais de 363 mil doses aplicadas (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após contabilizar menos de 100 casos ativos entre os meses de novembro e dezembro de 2021 e registrar a queda acentuada de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais locais, o município assiste a um aumento nos indicadores da covid-19. A Prefeitura de Passo Fundo mantém o monitoramento diário do quadro e analisa a adoção de medidas de enfrentamento e combate da pandemia, estimulando a manutenção dos hábitos de prevenção e reforçando a importância da vacinação como ferramenta.

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (5), o prefeito Pedro Almeida, adiantou algumas ações de controle que estão sendo tomadas. “O município está ampliando a compra de testes, reforçando as equipes de atendimento e analisando a possibilidade de reabrir outro Cais para receber pessoas sintomáticas. Neste momento, devido ao fato de os casos terem diminuído nos últimos meses de 2021, o Cais Petrópolis é o único que continua em funcionamento com esta finalidade, absorvendo a demanda. Ajustaremos as medidas de acordo com a necessidade”, afirmou.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, pontuou que a população deve seguir cumprindo os cuidados de higiene respiratória e ficar atenta ao cronograma de aplicação das doses de reforço. “Desde o dia 27 de dezembro, estamos vendo um aumento de casos ativos na nossa cidade. Isso se deve muito ao comportamento individual. Usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização das mãos são hábitos que precisam ser preservados”, pontua.

Ainda de acordo com a secretária, até o momento, nenhum caso da variante ômicron, caracterizada pela alta transmissibilidade, foi notificado no município. No entanto, a cepa não deixa de preocupar os órgãos de saúde pública. “Poderemos, a qualquer momento, ter uma confirmação”, considera, lembrando que os estudos demonstram que a vacinação é também eficaz contra a variante.


Índices da vacinação

Passo Fundo mantém índices satisfatórios na cobertura vacinal contra a covid-19: 97,8% da população vacinável, que contempla as pessoas a partir dos 12 anos, recebeu, ao menos, a primeira dose; 84,5% já está com esquema completo. Nesta semana, a vacinação tem sequência com primeiras e segundas doses, além da dose de reforço, seguindo o cronograma divulgado na última sexta-feira (31), nas redes sociais e no site da prefeitura.

Até o momento, o município registra mais de 363 mil doses aplicadas. O processo de vacinação é conduzido de acordo com as orientações nacionais e estaduais e o quantitativo de doses disponíveis nas 16 unidades de saúde que vacinam contra a covid-19.

Gostou? Compartilhe