A Prefeitura de Passo Fundo confirmou, nesta terça-feira (11), que dará início ao processo de vacinação de crianças entre 5 a 11 anos a partir da próxima quarta-feira, dia 19. Com a preparação das equipes de saúde em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde deverá definir o cronograma de aplicação das doses da Pfizer para este público nos próximos dias, a partir das orientações estaduais e do quantitativo de doses que será recebido.
Ao falar sobre a cobertura vacinal das crianças, a secretária de Saúde, Cristine Pilati, que também é médica infectologista, defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos será optativa para os pais. Não obrigaremos ninguém a vacinar. Mas, os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou.
No Estado, a vacinação das crianças iniciará pelas que possuem comorbidades. Nesta primeira etapa, serão atendidos meninas e meninas com alguma doença como hipertensão, diabetes ou asma, além dos imunossuprimidos. Em seguida, a vacinação será organizada para as crianças sem comorbidades, por faixas etárias.
Dia D
Para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura também está programando a realização de um Dia D, em 22 de janeiro, contando com o envolvimento de todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. “O objetivo dessa iniciativa, que vai ocorrer em um sábado, é facilitar que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar”, enfatizou a secretária, lembrando que, assim como definiu a Secretaria Estadual de Saúde, em nota divulgada recentemente, o Município também não irá exigir prescrição médica para a aplicação do imunizante.