Nesta terça-feira (11), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, esteve em Porto Alegre para apresentar e discutir com o governo do estado demandas do município em diversos setores. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, o gestor se reuniu com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, durante a manhã para solicitar apoio do Estado a questões como a Covid-19. Ainda, participaram da reunião o deputado estadual Mateus Wesp e o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marcelo Pacheco.
Uma das solicitações feitas pelo prefeito foram subsídios para o enfrentamento da pandemia. “Temos uma preocupação com o número de casos ativos, que tem aumentado nos últimos dias. Por isso, pedimos suporte com mais testes e para que ampliemos a sintonia para o enfrentamento da Covid-19", afirmou.
Além disso, o município buscou apoio para qualificar os atendimentos em saúde da população por meio de iniciativas como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Avançado e a descentralização do Sistema de Regulação Pré Hospitalar para a região de Passo Fundo. "São ações que articulamos com as equipes de saúde e que possibilitarão prestar um atendimento mais rápido e eficiente em urgências", declarou o prefeito, enfatizando que as tratativas terão sequência na próxima semana com uma reunião com a direção do serviço.
A secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, considerou que os benefícios serão para toda a região. "O SAMU Avançado compreende atendimentos com médico e com mais equipamentos de salvamento. Já a descentralização do Sistema de Regulação Pré Hospitalar para região de Passo Fundo irá permitir uma agilidade no atendimento dos usuários, além do conhecimento dos equipamentos de saúde da região e a possibilidade de estreitar parceiras que proporcionem um atendimento mais qualificado", justificou.
Durante a reunião, o prefeito também solicitou recursos de custeio para o Hospital Municipal, que passa pela maior obra da sua história e a implementação de novos serviços. "Com o apoio em recursos, será possível desenvolver projetos que irão melhorar o atendimento dos pacientes. Hoje, o Hospital Municipal está sendo reestruturado para também ser uma referência hospitalar em Passo Fundo", salientou.
Apoio para o Hospital de Clínicas
Entre os assuntos tratados, o prefeito também reiterou o pedido de emergência feito pelo Hospital de Clínicas. Em dezembro, o Centro Logístico da unidade foi atingido por um incêndio de grandes proporções, que afetou serviços como o de processamento de roupas. "Temos certeza que o Governo do Estado tem um olhar sensível aos nossos hospitais e irá auxiliar no que for possível", ponderou.