Para absorver a demanda causada pelo rápido crescimento no número de casos confirmados do novo coronavírus, a Prefeitura de Passo Fundo transformou, na última sexta-feira (14), as unidades de saúde dos bairros Santo Antônio da Pedreira e Nonoai em centros de testagem e acolhimento de pessoas com sintomas respiratórios e gripais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde a reabertura das unidades para atendimento exclusivo de casos suspeitos de coronavírus, mais de 150 pessoas procuraram pelo serviço. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, até às 17h.
Medidas para reforçar a capacidade de atendimento na rede de saúde do município, como a recente reabertura do CAIS Boqueirão como segunda unidade de referência para os testes e atendimento de pacientes sintomáticos, vêm sendo tomadas desde o início do mês como uma estratégia de enfrentamento à pandemia e uma ação necessária para conseguir atender tantos casos simultâneos do vírus. Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nessa segunda-feira (17), cerca de 2,2 mil casos ativos estavam sendo registrados em Passo Fundo. É o maior número de casos ativos de Covid-19, desde o início da pandemia.
Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, embora o Laboratório Central do Estado (LACEN/RS) ainda não tenha notificado oficialmente nenhum caso positivo da variante Ômicron, há probabilidade de que esta seja a cepa presente nos casos atuais. “Possuímos a identificação feita por um laboratório privado com este resultado. Como a amostra não foi coletada e examinada via Estado, aguardamos uma posição oficial da Secretaria Estadual de Saúde. Porém, a partir dos sintomas relatados pelos pacientes e das observações clínicas feitas pelos nossos profissionais, é muito provável que estejamos diante deste quadro de contaminações”, ponderou Cristine.
Ações de enfrentamento
Em reunião realizada na última quinta-feira (13), a Prefeitura de Passo Fundo também apresentou aos integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) municipal outras quatro medidas adotadas pela Administração no enfrentamento da pandemia diante do aumento dos casos ativos e em análise. As ações incluem a ampliação da compra e distribuição de testes para detecção rápida dos casos, firmando parceria com a Brigada Militar e cedendo exames para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP); o reforço nas salas de atendimento e de espera nos CAIS Petrópolis e Boqueirão; e a abertura, nesta semana, mais um processo de contratação de profissionais médicos para atendimento ao público.
O prefeito também determinou a instalação de um Ambulatório para Atendimento do Servidor, que vai funcionar em paralelo às demais unidades, garantindo o acolhimento dos profissionais que atuam na estrutura administrativa em todas as áreas da Prefeitura. “Nossos profissionais de saúde, de obras, de atendimento ao público e de diversas outras áreas da Municipalidade continuam na linha de frente, mantendo todos os serviços em funcionamento. Este Ambulatório vai servir também como triagem dos servidores para que não tenhamos avanços no número de contaminações nos espaços da Prefeitura”, apontou.
Mesmo com pico de contaminações, vacinação ajuda a controlar casos graves
Apesar de o número de internações por Covid-19 não ter aumentado na mesma proporção que as contaminações, a Prefeitura de Passo Fundo informou em nota, nessa segunda-feira, que está monitorando a situação de pandemia junto aos hospitais e ampliando as medidas para conter o vírus. O prefeito Pedro Almeida adiantou que também irá se reunir nesta terça-feira com entidades empresariais para determinar que as medidas de enfrentamento do coronavírus sejam intensificadas. “Estamos enfrentando uma variante com transmissão muito veloz e não podemos descuidar de medidas simples como o uso de álcool gel e de máscaras”, observou Pedro.
O prefeito destacou a eficácia da vacinação, que tem impactado diretamente no baixo número de internações e óbitos. Atualmente, Passo Fundo registra quase 90% da população adulta com as duas doses da vacina. “A vacina está salvando vidas. Mesmo em um momento com recorde de casos ativos, estamos conseguindo controlar o número de casos graves”, enfatizou. Como comparativo, Pedro lembrou que no dia 21 de junho de 2021 Passo Fundo registrava 1.305 casos ativos, sendo 71 pessoas em UTI e 152 em leitos clínicos. Hoje, são 2.200 casos ativos, sendo 7 pacientes em UTI e 33 em leitos clínicos. “Nossa campanha de vacinação foi reconhecida em todo o Estado como uma das mais eficientes. Mesmo infectadas, as pessoas estão apresentando quadros mais leves, o que resulta em menos internações nos hospitais”, observou Pedro.
A secretária de Saúde insistiu que a comunidade mantenha os cuidados de higiene respiratória e fique atenta ao cronograma de aplicação das doses de reforço. “Desde o final do ano, estamos vendo um aumento de casos ativos em Passo Fundo. Isso se deve muito ao comportamento individual. Usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização das mãos são hábitos que precisam ser preservados”, ressaltou a dra Cristine.