Assim como em outras localidades do Rio Grande do Sul, a imunização contra o coronavírus para as crianças terá início na quarta-feira (19) em Passo Fundo após a chegada das primeiras caixas contendo as ampolas com o imunizante da Pfizer na segunda-feira (17).
Nesta terça (18), disse o delegado regional da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), Marcelo Pacheco, as 3.810 unidades já fracionadas serão remetidas aos municípios da região. “Hoje pela manhã, a nossa equipe fez a separação para serem enviadas”, comentou. Desse total, 1.040 serão destinadas à Central de Vacinas em Passo Fundo para iniciar a campanha de vacinação para os pequenos no município.
Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura iniciará pelas crianças com 11 anos completos que possuem comorbidades, seguindo as orientações estaduais e o quantitativo de doses recebidas. Nesta primeira remessa, portanto, a aplicação do imunizante terá como prioridade os pacientes com doenças prévias, como hipertensão, diabetes ou asma, além das imunossuprimidas. "Assim como definiu a Secretaria Estadual de Saúde, em nota divulgada recentemente, o Município também não irá exigir prescrição médica para a aplicação do imunizante", lembrou a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, em um comunicado de imprensa.
Médica infectologista, Cristine defendeu a segurança dos imunizantes e ressaltou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos será optativa para os pais. Não obrigaremos ninguém a vacinar. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, destacou.
Dia D
Embora as aplicações do imunizante estejam programadas para serem realizadas apenas na Central de Vacinas, a Prefeitura de Passo Fundo está programando a realização de um Dia D, no dia 22 de janeiro, para ampliar a cobertura vacinal desse público-alvo ao abrir todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. “O objetivo dessa iniciativa, que vai ocorrer em um sábado, é facilitar que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar”, justificou a secretária.
Dose de reforço
Paralelo à vacinação das crianças, o recebimento de 930 novas doses da Janssen permitirá a continuidade na aplicação de primeiras doses para quem ainda não começou o esquema vacinal contra a Covid-19. Além disso, pontua a SMS, o calendário semanal também prevê segundas doses com CoronaVac e AstraZeneca e doses de reforço, aplicadas com o imunizante da Pfizer, aos munícipes no Ambulatório de Especialidades, UBS Parque Farroupilha, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, Ambulatório São José, Cais Vila Luíza, ESF Planaltina, UBS Vila Nova, ESF São Cristóvão, ESF Nenê Graeff, ESF Santa Marta/Donária, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, ESF Zachia e Cais Hípica.
Para a imunização das crianças contra o coronavírus, será obrigatório a apresentação do cartão SUS, CPF, carteirinha de vacinação e atestado médico ou receitas atualizadas de medicamentos de uso contínuo, segundo orientações da Secretaria Municipal de Saúde.