Prefeitura reforça a importância de medidas de enfrentamento à pandemia em estabelecimentos do município

Sem considerar a possibilidade emissão de decretos mais restritivos para os setores neste momento, governo municipal solicitou a colaboração de entidades empresariais para frear a velocidade de propagação do vírus

Por
· 3 min de leitura
Prefeito Pedro Almeida reuniu-se de forma virtual com entidades representativas de Passo Fundo (Foto: Jean Mognon/PMPF)Prefeito Pedro Almeida reuniu-se de forma virtual com entidades representativas de Passo Fundo (Foto: Jean Mognon/PMPF)
Prefeito Pedro Almeida reuniu-se de forma virtual com entidades representativas de Passo Fundo (Foto: Jean Mognon/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mesmo com o baixo número de internações em Passo Fundo, a velocidade de transmissão da Covid-19 e os crescentes casos ativos têm sido motivos de preocupação para a Município. A fim de unir as empresas no cumprimento das medidas de prevenção, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, realizou uma reunião virtual, na manhã dessa terça-feira (18), com as entidades representativas para reforçar a importância de que todos os estabelecimentos promovam os cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos.

O gestor entende que o cenário da pandemia — com mais de 2,2 mil casos ativos de Covid-19 em Passo Fundo nessa terça-feira (18) — exige ações individuais e coletivas. "Se, por um lado, podemos comemorar os resultados da vacinação com as baixas hospitalizações, por outro, temos que ser prudentes. Os casos ativos estão subindo rapidamente, pressionando os hospitais, que também têm muitos profissionais infectados. Precisamos que todos estejam mobilizados para enfrentar este período", disse. 

Ainda conforme o prefeito, neste momento, o Município não pretende emitir decretos restritivos, mas a sociedade deve intensificar a prevenção. "Não há intenção de restringir. Por enquanto, continuaremos seguindo as determinações federais e estaduais. Mas queremos convocar a todos para que nos ajudem na conscientização", declarou, enfatizando a importância de que as empresas cobrem de colaboradores e clientes a adoção das medidas de proteção.

A presidente do Sindilojas, Sueli Marini, considerou que a entidade já vem trabalhando com as empresas a intensificação dos cuidados. "Estamos fazendo um movimento na internet, via redes sociais, e também já refizemos as solicitações aos empresários. Entendemos que os empresários são responsáveis também pelos colaboradores e pelos consumidores", afirmou.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, o secretário adjunto de Segurança, Ruberson Stieven, e os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando de Carli, da Associação Comercial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Cássio Gonçalves, do Sincogeneros, Celso Marcolan, e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (SHRB), Léo Duro.


Vacinação

Apesar do aumento de testes positivos para a doença, o município contabiliza apenas um óbito no último mês, dado que evidencia o êxito da vacinação. Mais de 377,6 mil doses de vacinas foram aplicadas, representando 98% da população com, ao menos, uma dose e 75% com o esquema completo. A cobertura vacinal terá avanço, nesta quarta-feira (19), com o início a imunização das crianças.

O prefeito, Pedro Almeida, salienta que a vacina cumpre o efeito de minimizar consideravelmente as chances de os pacientes terem quadros graves e precisarem de internações. No entanto, somente os cuidados individuais conterão a contaminação. "Precisamos reforçar e cobrar a precaução por parte de todos. E as entidades podem nos auxiliar junto com as empresas, os trabalhadores e a população", avaliou.


Ambiente Seguro

Diante desta realidade, a Prefeitura retomará a campanha campanha ‘Ambiente Seguro’. Focada na distribuição de materiais gráficos acerca dos cuidados de prevenção contra a disseminação viral, a ação será novamente compartilhada com as entidades. “Entendemos que, apesar de ser de amplo conhecimento da população, os métodos de prevenção individuais precisam ser constantemente reforçados. A campanha cumpre este papel, sobretudo, porque os cartazes permanecem afixados em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais”, mencionou o prefeito.


Estado registra os dois primeiros óbitos causados pela variante Ômicron 

O Rio Grande do Sul registrou, neste mês, os primeiros óbitos por Covid-19 com resultados indicativos para a variante Ômicron do coronavírus. Trata-se de residentes dos municípios de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos). Ao todo, o Rio Grande do Sul já identificou 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem, distribuídos em 46 municípios.

Os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a Covid-19 e apresentavam comorbidades. O Laboratório Central do Estado (Lacen) realizou os exames que identificaram a variante. A ômicron foi identificada originalmente na África do Sul e é apontada como a responsável pelo súbito aumento de casos em vários países, fenômeno também percebido no Rio Grande do Sul nas últimas semanas.


Gostou? Compartilhe