Em reunião realizada nesta quinta-feira, o Comitê de Orientação Emergencial (COE) discutiu o atual cenário da pandemia na região. Entre as estratégias que serão implementadas pela Prefeitura de Passo Fundo, estão a abertura de mais unidades de atendimento e testagem de pessoas sintomáticas. Os locais e os horários de atendimento serão divulgados nos próximos dias, tão logo as estruturas estejam prontas para receber a comunidade.
O número de atendimentos tem crescido progressivamente nas unidades de referência da rede municipal. Por isso, a prefeitura passará a ter oito locais para receber a população com sintomas de Covid-19. Também está sendo feita uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul para ampliar a testagem de pessoas sintomáticas. “Chegamos a uma marca de 4 mil testes realizados por semana e, além de comprar mais testes, queremos facilitar o acesso e o diagnóstico com a descentralização. Continuamos insistindo na importância e eficácia da vacinação, que tem salvado vidas e, mesmo com o maior número de contaminados, ajudado a conter os casos mais graves”, declarou o prefeito Pedro Almeida.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a alta transmissibilidade da Covid-19 tem pressionado as unidades, que estão atendendo no limite da sua capacidade. “Nessa quarta-feira, foram realizados 900 atendimentos nas quatro unidades, sendo 500 somente no Cais Petrópolis”, destacou. Para dar conta dos atendimentos, conforme Cristine, o Município está chamando profissionais que participaram de processos de enfrentamento da pandemia. “Além de termos o aumento do número de atendimentos, muitos profissionais da rede estão afastados por Covid. Para absorver a demanda, são chamados médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem. Também estamos fazendo o remanejamento de outras unidades de saúde”, ponderou.
Vacinação reduz quadros graves
Mesmo com o maior número de casos ativos desde o início da pandemia, as internações em leitos clínicos e UTIs são menores que a média. Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, esse é um reflexo da vacinação. “As vacinas reduzem as chances de quadros graves da doença. A grande maioria permanece com sintomas leves ou assintomáticas”, avaliou, considerando que, nos últimos 30 dias, um óbito foi notificado em Passo Fundo.
A secretária considerou que a cobertura vacinal segue avançando e, nesta semana, serão vacinadas com primeira dose as crianças com 9 e 10 anos que possuem comorbidades. Também são aplicadas primeiras e segundas doses e doses de reforço. “É importante que a população acompanhe o cronograma divulgado pela Prefeitura e monitore a sua carteirinha de vacinação para regularizar o esquema preconizado”, indicou.
Estrutura atual
Atualmente, quatro unidades acolhem pessoas com sintomas em Passo Fundo: Cais Petrópolis, que realiza o atendimento Covid-19 há dois anos e opera 24 horas, Cais Boqueirão, que foi reaberto como referência, e as unidades de saúde Nonoai e Santo Antônio da Pedreira, adaptadas nesta semana.
Região articula medidas de forma coletiva
Participaram da reunião hospitais, entidades de saúde e lideranças da região, que compartilharam informações sobre a pandemia, articulando medidas de enfrentamento.
Dados apresentados na reunião apontam que, enquanto a transmissibilidade da Covid-19 é elevada na região, por conta da vacinação, os casos graves não acompanham essa proporção e as internações em leitos clínicos e UTIs são baixas comparadas a outros momento. Na última semana, houve um aumento de 88% dos casos confirmados. Na região de Passo Fundo, foram 6.879 pessoas positivadas. Houve um aumento de 56% das internações em leitos clínicos e 28,9% nas UTIs. Nos últimos 7 dias, a região teve 3 óbitos registrados.
O presidente da Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA), Alceni Dalmago, manifestou que as estratégias adotadas por Passo Fundo deverão ser levadas para outras cidades. “Passo Fundo norteia muitas ações que a Ampla acaba tomando junto com outros municípios. Estamos à disposição dos governos municipais para auxiliar nas questões da pandemia”, reiterou.