Em uma semana, 40% dos testes rápidos de antígeno realizados nas farmácias tiveram resultado positivo para a contaminação pelo coronavírus. Em uma das maiores redes farmacêuticas do Estado, com sede em Passo Fundo, a demanda aumentou em mais de dez vezes levando ao desabastecimento de testes em algumas filiais em razão da falta de insumos. Conforme explicou o gerente de serviços de saúde na Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini, a procura se deu, especialmente, após o período de festas de final de ano. “Foi um pouquinho antes do que estava programado”, considerou. Com uma estrutura similar aos testes de gravidez, a detecção rápida do SARS-CoV-2 é realizada em um cassete de plástico que contém uma fita absorvente, no interior, responsável por conduzir o material coletado no paciente ao reagente. “Esses insumos vêm da China. Nós recebemos um lote grande e temos negociações direto com a fábrica, não dependemos de distribuidoras”, mencionou Canquerini.
Alerta
Superando as médias históricas desde o início da pandemia, o Município de Passo Fundo registrou 3.202 novos casos confirmados de coronavírus em 15 dias e chegou a 2.734 casos ativos na quarta-feira (19). Diante da rapidez de propagação viral, a região voltou a receber um Alerta do Gabinete de Crise do Governo Estadual na quarta-feira (19) em decorrência da grande incidência de novos contágios e internações em leitos clínicos e de UTI. “É um momento delicado, que merece toda nossa atenção e reforço no cuidado por parte de todos”, enfatizou o governador Eduardo Leite (PSDB) em transmissão virtual. Sem notificações de Alerta desde setembro do ano passado e com um Aviso remetido em 11 de janeiro, a macrorregião Covid de Passo Fundo atingiu, no começo deste ano, uma variação de +100,1% na contagem de novos casos confirmados, segundo o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os números posicionam a região na terceira colocação entre as macrorregiões com mais contabilização de contágios no Rio Grande do Sul. “Usar máscara, não participar de aglomerações, manter o distanciamento, fazer a higiene das mãos e usar álcool gel. Todas essas medidas seguem sendo fundamentais para evitar a contaminação”, reforçou Leite.
Ainda assim, o governador enfatizou que a etapa de restrições de atividades comerciais “já foi superada” e que o “esforço de todos é fundamental para que não sejam necessárias medidas mais drásticas”. “É importante que todos mantenham seu calendário vacinal em dia, que observem a data da segunda dose e da dose de reforço. Os números mostram que a vacinação diminui o contágio e abranda os sintomas da doença”, mencionou.
Internações
Outro fator de relevância para a emissão do Alerta, que é a segunda medida na escala do Sistema 4As de Monitoramento, o comportamento recente das hospitalizações em leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também apontam para um crescimento na pressão hospitalar na região. Segundo ilustra o Mapa de Leitos da SES, a ocupação na rede pública de saúde chegou a 71,6%, enquanto que nas internações privadas esse índice se elevou a 88,6%. Somente na cidade de Passo Fundo, 39 moradores estão hospitalizados nas enfermarias adaptadas para atendimento aos pacientes com Covid-19. Esse número, em 3 de janeiro, era de 9 passo-fundenses internados em decorrência da doença.
Fiscalização
A partir de agora, a região deverá apresentar um plano de contenção da transmissão do coronavírus, como ações para fiscalização do cumprimento de protocolos sanitários já estabelecidos, ao Gabinete de Crise do governo, de acordo com as diretrizes do sistema adotado para gerenciamento da pandemia no território gaúcho. A tendência, diz o Palácio Piratini, é de continuar em escalada, caso siga o comportamento já verificado fora do Brasil. “Mesmo que o crescimento do número de internações em leitos clínicos e de UTI não acompanhe a proporção do aumento de infectados, as emergências dos hospitais e serviços de saúde estão mais ocupadas em consequência da maior transmissibilidade da variante ômicron”, justificou o Governo Estadual.
Novos casos aumentam
De acordo com o Painel Coronavírus RS, divulgado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, os novos casos de contaminação tiveram um aumento expressivo nas últimas horas. O boletim diário permite um acompanhamento da situação no estado. Somente em Passo Fundo, foram 1.486 novos casos nos últimos três dias: 369 (terça), 679 (quarta) e 438 (quinta-feira).