Com a campanha Ambiente Seguro, a Prefeitura de Passo Fundo está intensificando as medidas de prevenção da Covid-19 na cidade. Uma delas é garantir que os estabelecimentos comerciais cumpram os cuidados como disponibilizar álcool gel e exigir o uso de máscaras pelos colaboradores e clientes. Nesta sexta-feira (28), servidores da Secretaria de Segurança realizaram uma ação orientativa com foco nos mercados e supermercados.
O prefeito, Pedro Almeida, afirma que o município registra o aumento de casos da doença e que são necessários esforços coletivos para combater a disseminação do vírus. "A proposta da campanha Ambiente Seguro é conscientizar o comércio, os colaboradores e os clientes sobre a importância de cada um estar fazendo a sua parte. O município, além de articular essa ação e distribuir materiais gráficos para serem afixados nos estabelecimentos, está orientando de forma direta as empresas", salientou.
Todos os segmentos do comércio deverão receber as orientações e o material gráfico, como destaca o secretário adjunto de Segurança, Ruberson Stieven. "Iniciamos com os mercados e supermercados e vamos avançar nas ações por categoria de comércio", enfatizou.
Stiven pontuou, ainda, que, no início do ano letivo, as escolas municipais, estaduais e particulares também receberão ações. "Esse é um trabalho que vai continuar até que os números da pandemia reduzam, buscando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados", mencionou.
Onde solicitar materiais
Em reunião realizada no dia 18 de janeiro, o município reafirmou com entidades representativas a necessidade de que todos os estabelecimentos promovam os cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos. Conforme o prefeito, neste momento, o município não pretende emitir decretos restritivos, mas a sociedade deve intensificar a prevenção. "Não há intenção de restringir. Por enquanto, continuaremos seguindo as determinações federais e estaduais. Mas queremos convocar a todos para que nos ajudem na conscientização", declarou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges de Oliveira, considerou que a pasta está à disposição para fornecer informações e distribuir materiais. "A Secretaria irá auxiliar as entidades e os estabelecimentos com o que for preciso. É muito importante estarmos próximos", avaliou.