Após a decisão estadual que possibilita a vacinação contra a Covid-19 das crianças fora das unidades de saúde, Passo Fundo terá um novo fluxo de aplicação de doses. Nas próximas sextas-feiras, 4 e 11 de fevereiro, crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas no CTG Lalau Miranda, das 8h às 17h.
Para a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a medida facilita a vacinação para a comunidade e para as equipes. “Nós estávamos nos preparando para isso. Vacinar criança é diferente de vacinar adulto, uma vez que são necessárias pessoas para controlar os movimentos e uma atenção redobrada. Como fomos autorizados pelo Estado a fazer a vacinação extramuros, já estamos dando uma resposta para a comunidade, mobilizando as nossas equipes e centralizando a vacinação em um local que é de fácil acesso e já é conhecido por toda a população”, salientou.
A secretária destaca que todas as exigências pactuadas no estado serão cumpridas a fim de garantir a segurança das aplicações. “Os municípios podem fazer a aplicação das doses em outros locais além das salas de vacinação desde que sejam mantidos os cuidados sanitários, a observação de 20 minutos e a presença de equipe médica para atendimento em caso de urgência ou que leve a um local nas proximidades. Todas essas medidas serão adotadas no CTG”, ponderou.
Mudança no cronograma da semana
A vacinação das crianças no CTG exigirá um remanejamento de equipes de saúde com o deslocamento de profissionais. Por isso, em ambos os dias, estarão suspensas todas as atividades na Central de Vacinas.
Conforme Cristine, a alteração é necessária para o avanço da cobertura das crianças. “O clamor da população, neste momento, é vacinar as crianças. Em contrapartida, teremos que efetuar essa suspensão dos serviços na Central nas duas datas, já que os profissionais irão para o CTG”, justificou.
O município iniciou a vacinação para o grupo geral de 5 a 11 anos no último sábado (29). Em cinco unidades de saúde, foram vacinadas 1,6 mil crianças. A centralização das aplicações em um local amplo padroniza o processo, favorece o trabalho das equipes e assegura às famílias menos tempo de espera em filas. “Estamos operacionalizando a vacinação das crianças levando em consideração as experiências que tivemos no município, as nossas alternativas e recursos humanos. Unimos esforços para vacinar mais e atender bem a população”, declarou a secretária, enfatizando que cada criança deverá ser acompanhada por somente um responsável.