A ampliação da estrutura para atendimentos e testagem de pessoas com sintomas de Covid-19, organizada pela Prefeitura de Passo Fundo como resposta ao crescimento dos casos ativos no município, começa a ser revista para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) transformadas em pontos de referência para acolhimento dos pacientes retomem os serviços em saúde primária e básica prestados à população.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, após uma constante de crescimento dos casos suspeitos e ativos de Covid-19, o município começa a registrar uma redução da procura nos locais organizados pela Prefeitura para atender a demanda, o que motivou a decisão de direcionar as pessoas com sintomas respiratórios para a UBS Santo Antônio da Pedreira e para os CAIS Boqueirão e Petrópolis. “A Secretaria mantém o monitoramento dos diários dos casos e da procura por atendimentos. Estamos analisando o cenário também com o objetivo de garantir que outras enfermidades clínicas possam ser acolhidas pela rede municipal de saúde na sua estrutura de UBS”, explicou ela.
Com isso, a partir da quarta-feira (16) as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) dos bairros Hípica, Jerônimo Coelho, Ricci e Nonoai e a UBS Jardim América voltarão a prestar os atendimentos clínicos tradicionalmente oferecidos à população. “Pacientes sintomáticos de Covid-19 continuarão sendo assistidos na UBS Santo Antônio da Pedreira e nos CAIS Boqueirão e Petrópolis”, anunciou Cristine.
Centro de Testagem na UFFS
Ainda, a secretária de Saúde informou que a Central de Testagem montada junto à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como ferramenta para ampliar e descentralizar a realização de exames rápidos para a detecção da infecção permanecerá aberta até a terça-feira (15), das 8h às 14h. “Na quarta-feira, dia 16, os testes voltarão a ser feitos nos dois CAIS referência e na UBS Santo Antônio da Pedreira, também com a possibilidade de o paciente passar pelo atendimento clínico. As outras unidades e ESF’s que foram transformadas em pontos para acolhimento e testagem seguirão com os testes rápidos, mas os pacientes que precisarem de atendimento médico serão encaminhados para os CAIS ou para o Santo Antônio da Pedreira”, explicou Cristine.
A secretária observou ainda a necessidade de a população manter os protocolos de prevenção contra a transmissão do vírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos, com o álcool em gel. “A Secretaria está atenta a todos os quadros e indicadores da pandemia, trabalhando com muita dedicação para garantir, além da sequência da vacinação dos passo-fundenses, também o atendimento e a testagem dos pacientes com sintomas. É fundamental que as pessoas continuem mantendo os cuidados individuais”, reforçou ela.