Dia C da vacinação infantil acontece neste sábado

Secretaria Estadual da Saúde pede que os municípios gaúchos façam esforço extra para a aplicação da primeira dose contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Por
· 2 min de leitura
Mais de sete mil crianças já receberam a primeira dose em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)Mais de sete mil crianças já receberam a primeira dose em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)
Mais de sete mil crianças já receberam a primeira dose em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove em todo o Rio Grande do Sul, neste sábado (19), o Dia “C” da vacinação infantil contra a covid-19. A data foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última semana, que acertou que na data os municípios gaúchos devem fazer um esforço extra para a aplicação da primeira dose nas crianças entre 5 e 11 anos. Em Passo Fundo, a vacinação infantil deste sábado acontece no CTG Lalau Miranda, das 8h às 12h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 7,3 mil crianças foram vacinadas em Passo Fundo, o equivalente a 39,6% do grupo de 5 a 11 anos, estimado em um total de aproximadamente 18,5 mil crianças. O alcance é superior ao quadro estadual, onde a aplicação da primeira dose chegou, até essa terça-feira (15), a 232 mil crianças. O número representa somente 24% das mais de 964 mil crianças residentes no Rio Grande do Sul, conforme consta no painel de monitoramento da imunização.

A expectativa do governo estadual é de que, com a volta às aulas — que acontece entre o fim de fevereiro e o começo de março, variando conforme a rede de ensino —, aumente a mobilização das famílias para que seus filhos sejam vacinados. Segundo a SES, escolas serão convidadas a participar da campanha neste sábado, com professores, como formadores de opinião junto aos pais, demonstrando a necessidade de que as crianças sejam imunizadas, recebendo proteção mais efetiva contra a Covid. A Secretaria de Saúde de Passo Fundo não informou, no entanto, se haverá alguma ação especial no município no Dia C de vacinação a fim de ampliar o alcance da imunização.


Municípios registram atraso na aplicação de segundas doses em adolescentes

Para atender à maior demanda esperada, a Secretaria da Saúde disponibilizará 85,9 mil doses da Pfizer para aplicação nas crianças entre 5 e 11 anos. De acordo com a solicitação dos municípios, 194.628 vacinas estarão disponíveis para a aplicação nos adolescentes.

Outra estratégia acertada na reunião da CIB foi de que a Secretaria da Saúde enviará correspondência dirigida aos prefeitos municipais que estão com um percentual de 30% ou mais de atraso na segunda dose entre os adolescentes. Atualmente, entre os jovens de 12 a 17 anos, mais de 212 mil estão nesta situação. Em 181 municípios, há atraso no grupo de 12 a 14 anos, e em 171, do grupo de 15 a 17 anos.


Casos ativos de coronavírus seguem em queda em Passo Fundo

Em ritmo de desaceleração desde a semana passada, os casos ativos de coronavírus em Passo Fundo caíram para 2.914 nessa segunda-feira (15). O indicador aponta uma redução de mais de mil casos ativos em sete dias: de acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, até o último dia 8 de fevereiro, o total de casos ativos chegava a 3.988.

Apesar da queda nas contaminações, no âmbito de internações hospitalares os índices ainda permanecem em nível considerado preocupante por especialistas, com 70 pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid-19 em hospitais do município. Destas, 41 estão internadas em leitos clínicos e outras 29 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme levantamento do Boletim Regional Covid-19, na região de Passo Fundo, a ocupação nos leitos de UTI gira em torno de 79%.

O número de óbitos, que segue em escalada, também reforça a necessidade de alerta. Em uma semana, a SMS notificou a ocorrência de 12 óbitos de passo-fundenses causados pelo vírus, elevando o acumulado de mortes desde o início da pandemia para 754 até a tarde de segunda-feira. As mortes mais recentes, confirmadas até o fechamento desta edição, foram de homens de 59 e 91 anos e de uma mulher de 49. Na região Covid de Passo Fundo, a SES informa o registro de 32 mortes por coronavírus nos últimos sete dias, o que corresponde a um aumento de 52,4% em relação à semana anterior.

Gostou? Compartilhe