Barrinha de cereal que reduz absorção de álcool no organismo é testada na UPF

Desenvolvido pela Ambev, alimento foi distribuído durante o Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Por
· 2 min de leitura
Barrinha de cereal deverá ser colocada no mercado após ensaios clínicos. (Foto: Divulgação/Ambev)Barrinha de cereal deverá ser colocada no mercado após ensaios clínicos. (Foto: Divulgação/Ambev)
Barrinha de cereal deverá ser colocada no mercado após ensaios clínicos. (Foto: Divulgação/Ambev)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma barrinha de cereal capaz de reduzir em 20% a absorção de álcool no organismo humano a cada caloria ingerida foi testada clinicamente nos laboratórios da Universidade de Passo Fundo (UPF) antes de ser distribuída, gratuitamente, aos foliões no Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo na semana passada. 

O alimento On By Beats, produzido inicialmente no Canadá, é resultado do trabalho pensado pelo Smart Drink Lab, nova área de inovação da Ambev, para pensar estratégias de moderação em produtos ao promover uma "relação mais saudável dos consumidores com o álcool", segundo explicou a empresa em nota. 

Diferente do produto produzido no exterior, que não pôde ingressar no Brasil por conter ingredientes ainda não aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo explicou a professora e pesquisadora da UPF, Charise Dallazem Bertol, a barrinha de cereal precisou sofrer algumas adaptações na fórmula. “Foram 20 pacientes recrutados, sendo 10 homens e 10 mulheres com idades entre 20 e 56 anos e índice de massa corporal que vai de 19 a 32. Eles teriam que ser saudáveis para realizar o experimento”, explicou a docente, responsável por conduzir a pesquisa na universidade. 


Pesquisa

Submetidos a quatro intervenções, em datas diferentes, o ensaio clínico cruzado randomizado submeteu os voluntários ao consumo de álcool, calculado de acordo com o peso da pessoa, no primeiro dia; a uma refeição controle e álcool, no segundo; à ingestão da barrinha e álcool, no terceiro, e a uma refeição completa, no último dia, conforme detalhou Charise. “Depois disso, fizemos uma comparação entre os grupos e verificamos, então, que a barrinha conseguiu reduzir cerca de 20% a absorção de álcool em relação ao grupo jejum. É uma redução significativa, ela teve um comportamento semelhante à refeição controle”, considerou a professora mencionando que os testes de bafômetro foram realizados durante 90 minutos. 

Os pesquisadores, que já tinham o projeto pronto ainda em julho do ano passado, deram início aos experimentos em 19 de novembro, lembra a docente da UPF, e enviaram o relatório final da pesquisa à Ambev semanas antes do Carnaval tardio. “A barrinha se mostrou muito mais eficiente para um lanche rápido antes de ir para a balada. A Ambev, apesar de produzir bebidas, se preocupa e busca formas de reduzir os problemas crônicos relacionados ao uso de bebida alcoólica”, ressaltou Charise. “Foram vários estudos realizados e temos a certeza de que vão contribuir muito com a saúde e qualidade de vida dos consumidores", afirmou Anna Paula Alves, gerente institucional e responsável pela plataforma de consumo moderado da Ambev, em comunicado de imprensa. 

A pesquisa realizada na UPF envolveu o curso de Farmácia e Nutrição, além dos pós-graduandos em Envelhecimento Humano e acadêmicos do curso inscritos nos programas de Iniciação Científica, como mencionou Charise. "Tivemos que fazer algumas adaptações em relação ao projeto inicial, então eles nos ajudaram muito com esses cálculos de macro e micronutrientes”, salientou a docente. Funcionários do Conecta UPF e UPF Soluções ficaram a cargo do deslocamento dos voluntários, esclareceu a professora, tendo em vista o consumo de álcool necessário para a pesquisa. 

Gostou? Compartilhe