Casos ativos de coronavírus crescem 64% em uma semana

Boletim epidemiológico mostra que, em sete dias, o número de pessoas com a doença saltou de 317 para 522 em Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Segundo reforço (quarta dose) deve ser feito quatro meses após o primeiro (terceira dose) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / ArquivoSegundo reforço (quarta dose) deve ser feito quatro meses após o primeiro (terceira dose) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo
Segundo reforço (quarta dose) deve ser feito quatro meses após o primeiro (terceira dose) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Brasil, apontada na última semana pelo boletim InfoGripe da Fiocruz, é uma realidade que também pode ser observada em âmbito local. O novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Passo Fundo mostra que, nos últimos sete dias, os casos ativos de coronavírus apresentaram um aumento de 64,6% no município, passando de 317 pessoas com o vírus ativo, no dia 11 de maio, para 522 infectados, nessa quarta-feira (18). O crescimento aparece ainda no total de internações por Covid-19 em leitos clínicos nos hospitais do município, que saltou de 12 para 18 no mesmo período. As hospitalizações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por outro lado, mantiveram-se estáveis, apresentando uma variação tímida, de um para dois pacientes internados na cidade.

A crescente circulação do vírus é constatada, também, pelo aumento na busca por testagem no Cais Petrópolis, que é hoje a única unidade de referência para Covid-19 em Passo Fundo. Conforme a tabela de controle diário de atendimento, atualizada pelas equipes que atuam no Cais Petrópolis, somente na última segunda-feira (16), mais de 200 pessoas com sintomas gripais estiveram no local. Ainda conforme os dados, em uma semana, entre os dias 10 e 16 de maio, foram realizados 1.163 testes de Covid-19 no Cais Petrópolis, dos quais 293 apresentaram resultado positivo. Os números revelam um aumento de 58% na procura por testagem e de 112% nos diagnósticos positivos para Covid-19, em comparação com a semana anterior, de 3 a 9 de maio, quando foram coletados 736 exames no Cais Petrópolis. Destes, 138 diagnosticaram a presença do vírus.

O coronavírus, no entanto, não é a única doença respiratória que tem se tornado cada vez mais comum no dia-a-dia dos passo-fundenses. A Influenza também vem demonstrando uma tendência de crescimento no município nas últimas semanas. O levantamento feito pelas equipes do Cais Petrópolis mostra que, de 10 a 16 de maio, 813 pessoas buscaram o local para realizar o exame que detecta o vírus da gripe, o que representa 40% a mais do que na semana anterior, quando foram coletados 580 exames. Já em relação aos positivados para Influenza, o aumento foi de 42%, passando de 182 casos confirmados no período de 3 a 9 de maio, para 259 na semana dos dias 10 a 16 do mesmo mês.


Estado emite Alerta para todas as regiões Covid

O cenário epidemiológico de Passo Fundo não é exceção em território gaúcho. Depois de nove semanas sem emissão de Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Grupo de Trabalho (GT) Saúde voltou a emitir Avisos para todas as 21 regiões Covid do Estado na quarta-feira (18). A decisão ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados de covid-19 no Estado, que praticamente duplicou nos últimos dez dias. Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2. 

Ao contrário das últimas semanas, o aumento da contaminação teve reflexo no número de internados em leitos clínicos. Entre suspeitos e confirmados, houve um crescimento de 47% em apenas nove dias – 339 casos em 9 de maio para 521 em 18 de maio. O número de internados em UTIs por covid-19 segue estável, fato já esperado devido à evolução natural da doença. No entanto, o GT Saúde espera aumento nas internações em UTIs nos próximos dias, sugerindo a avaliação pelos comitês regionais da utilização de máscaras em locais fechados.

Na Região Covid de Passo Fundo, o boletim regional do governo estadual expõe que, na última semana, a média móvel de casos de coronavírus confirmados na região cresceu 87,5%: foram mais de 1,2 mil testes positivos computados nos últimos sete dias. No mesmo período, as hospitalizações na região de Passo Fundo cresceram 166,7%, com 16 novos pacientes internados pela doença.

Como o Estado também registra um elevado número de casos de outras doenças, entre elas a dengue, o aumento nas internações por covid-19 causa preocupação ao GT Saúde. Para evitar o aumento do contágio, o governo do Estado reforça a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Cerca de 79,7% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 50,4% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.


Dose de reforço

Desde ontem (19), os municípios gaúchos podem organizar e começar a vacinar com a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a covid-19 os idosos acima de 60 anos, contanto que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose. A medida foi pactuada entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS).

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

Gostou? Compartilhe