A volta da movimentação no Cais Petrópolis na tarde de hoje (23) alertou para o aumento de casos de Covid-19 e Influenza em Passo Fundo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os testes realizados no cais sinalizam cerca de 22% de casos positivos para a Covid-19 e 36% para a Influenza.
O Cais Petrópolis é um centro de referência de atenção a infecções respiratórias, nesse sentido, tanto quem possui sintomas para a Covid-19 ou para a Influenza, procura o local para o atendimento. O secretário adjunto de Saúde de Passo Fundo, Luis Schneiders, pontua que uma parcela importante dos casos atendidos são de Influenza, no entanto, ambos os diagnósticos vêm preocupando a Secretaria. “Hoje, em média, temos 10% a mais de confirmação de Influenza do que de Covid-19. Estamos enfrentando essa questão da Influenza e temos feito o trabalho de acolhimento e diagnóstico dos dois vírus”, disse.
Dentro do próprio Cais Petrópolis, frente a essa nova onda de casos, houve afastamento de profissionais da saúde, incluindo médicos, devido ao diagnóstico positivo para a Covid-19, o que acabou por afetar a estrutura de atendimento do centro. “Intensificamos a nossa estrutura para suportar e dar qualidade a esse acolhimento dessas contaminações, mas também somos contaminados e temos que afastar e reduzir a força de trabalho”, esclareceu Luis, pontuando que esse deve ser um dos pontos que a população precisa considerar, visto que tanto a Influenza quanto a Covid-19 provoca consequências negativas no dia-a-dia, incluindo o afastamento do trabalho e a contaminação de pessoas próximas. “Uma situação que requer a consciência de se cuidar”, alertou.
Baixa procura pela vacina
Luis Schneiders explica que junto a esse cenário, a baixa procura pela vacinação para a gripe e para a Covid-19 vem preocupando a Secretaria. Neste período da campanha de vacinação da gripe, o público alvo apto a recebê-la são crianças de seis meses a 9 anos e pessoas com mais de 55 anos, além de gestantes, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, entre outros. Esse público engloba, ao todo, 62.482 pessoas, que até o momento, somente 47,1% foram vacinadas. “Tem oferta, está disponível, mas as pessoas não têm procurado”, disse, alertando que os índices estão muito abaixo do esperado para o município.
Com o agravamento de casos de Covid-19 e de gripe Influenza, o secretário adjunto ressalta que a vacinação e os cuidados se tornam ainda mais importantes para o enfrentamento da situação.“Entendemos que viemos de um período exaustivo ao assunto do Covid-19, mas chegou o momento das pessoas se preocuparem novamente, de pensarem nessa questão e como é possível aumentar os cuidados”, pontuou. Até a tarde de ontem (23) Passo Fundo tinha 599 casos ativos de Covid-19, com 18 pacientes internados e nenhum na UTI.