O São Vicente de Paulo de Passo Fundo é o hospital do interior do Rio Grande do Sul que mais atende a população do Sistema Único de Saúde. Por este e outros motivos, a presidente da Comissão Especial de Saúde da Assembleia Legislativa do RS, deputada Fran Somensi (Republicanos), esteve na Instituição conhecendo a estrutura e os principais serviços disponíveis.
O presidente José Miguel Rodrigues da Silva, com o apoio do superintendente executivo Ilário de David, do diretor técnico médico Dr. Adroaldo Mallmann e da diretora de governança clínica Dra. Cristine Pilati, fez um relato da atual situação. Neste momento, o HSVP opera sobrecarregado devido a forma de gestão e regulação dos leitos feita pelo Estado. Além disso, também existe uma preocupação quanto ao futuro da rede de hospitais filantrópicos do RS que atende mais de 70% da população gaúcha. As Instituições de saúde estão sendo prejudicadas pela defasagem nos valores das tabelas do SUS e pelo atraso no repasse de pagamentos de planos de saúde.
Conforme José Miguel a visita de autoridades públicas possibilita que elas conheçam de perto a realidade dos hospitais gaúchos. "Estimamos que com a crise econômica e reajuste das mensalidades dos planos de saúde, até 2023, aumente em 20% a procura da população pelo SUS. Se as tabelas de pagamentos do IPE não forem revistas, possivelmente, ficará inviável manter os atendimentos. Com as informações que nós fornecemos aqui, a Comissão Especial de Saúde consegue visualizar os problemas enfrentados pelos filantrópicos. Desta forma, a presidente do grupo poderá intermediar a criação de políticas efetivas para a área”, disse o presidente do HSVP.
A deputada Fran Somensi está ciente da importância que o São Vicente de Paulo de Passo Fundo tem para o sistema estadual. “Estamos fazendo essas visitas técnicas aos municípios para diagnosticar a regulação de leitos e dos serviços. Nós vimos um empenho muito grande da Instituição em conseguir contemplar as demandas reprimidas de saúde. Os números são realmente chocantes e, infelizmente, não tem mais um respeito regional. Aqui, estão chegando pacientes de todo o estado e a gente nota que o hospital faz muito além daquilo que é de dever dele”, destacou a presidente da Comissão da AL.
NIR
Durante a visita, a deputada Fran Somensi ficou impressionada com o funcionamento do Núcleo Interno de Regulação apresentado pela direção do Hospital São Vicente de Paulo. Em 2020, o NIR foi implementado para normatizar e regulamentar a entrada de pacientes e o adequado agendamento cirúrgico na Instituição. Em média, diariamente, o serviço atende cerca de 100 ligações.
O diretor técnico médico do HSVP disse que o sistema impede que exista uma espécie de fura-fila para acelerar o atendimento. “Temos um enfermeiro e um médico plantonista 24 horas que orientam os profissionais de outras cidades na resolutividade dos casos. Se houver dúvidas para se decidir qual a melhor conduta, acontece uma troca de informações, por meio de tele-orientação, entre o plantonista do NIR e o plantonista hospitalar. Assim, sem interferência de ninguém, o tratamento é humanizado e formalizado. O NIR é um sistema único na região e todo custo do serviço é do nosso hospital”, explicou o Dr. Adroaldo Mallmann.
A deputada Fran Somensi ficou muito feliz com a capacidade operacional demonstrada pelo HSVP, porém angustiada com a fila de espera observada nos inúmeros procedimentos. “O hospital faz aquilo que pode e o que não pode, inclusive comprovando em relatórios a utilização dos recursos financeiros e humanos. Um dos grandes sentidos da nossa comissão é, justamente, tornar esse processo o mais transparente possível. O São Vicente está de parabéns por ter criado um sistema interno de regulação, que deveria ser utilizado em todas as regiões de forma ampla e unificada. O cidadão precisa entender qual é o cenário, precisa de respostas quanto a sua posição na fila”, reforçou a parlamentar.