O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo estará recebendo, ao longo do mês, doadores de sangue captados através de voluntários ligados ao Instituto Pietro. A expectativa é mobilizar cerca de 200 pessoas com o apoio da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), líderes comunitários e integrantes do Programa Apoiar e Comprometer (PAC) da prefeitura municipal. O movimento acontece como forma de incentivo à campanha alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
O diretor e fundador do Instituto Pietro, Saul Spinelli, explicou que a entidade trabalha em todo o Rio Grande do Sul para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. “O Instituto Pietro está com vários voluntários, em Passo Fundo e região, unidos para a captação e fidelização de novos doadores para o Serviço de Hemoterapia. Queremos que a comunidade entenda como é simples ajudar, pois uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas”.
Serviço de Hemoterapia do HSVP
Para doar sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já candidatos na faixa etária de 16 e 17 anos devem estar acompanhados dos pais ou apresentarem um termo de consentimento assinado e registrado pelos responsáveis.