Ações marcam o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hemopasso e Serviço de Hemoterapia do HSVP têm queda nos estoques de sangue com a chegada do frio

Por
· 3 min de leitura
Dia Mundial do Doador de Sangue foi marcado por atividades no Serviço de Hemoterapia do HSVP. (Foto: Flávia Dias - Comunicação/HSVP)Dia Mundial do Doador de Sangue foi marcado por atividades no Serviço de Hemoterapia do HSVP. (Foto: Flávia Dias - Comunicação/HSVP)
Dia Mundial do Doador de Sangue foi marcado por atividades no Serviço de Hemoterapia do HSVP. (Foto: Flávia Dias - Comunicação/HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Junho é marcado pelo vermelho da conscientização para a doação de sangue e hoje (14) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ambas as datas buscam agradecer aos doadores e motivar o público a fazer este ato de solidariedade. “A doação depende do gesto de solidariedade. Sem doadores, o nosso trabalho não existe”, lembrou a coordenadora do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, chamando a atenção para a baixa nos estoques de sangue A+ e O+ no centro após o início das primeiras ondas de frio. O cenário se repete no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), com a baixa sinalizada nos tipos O-, O +, A+.


Queda de doadores 

Com a chegada das baixas temperaturas e a incidência de dias chuvosos, o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) começou a sentir o distanciamento do público. O clima, comenta Alexandra, torna mais propício o desenvolvimento de problemas respiratórios, o que se torna um impedimento para a doação. “Quem está com sintomas gripais, febre, coriza, até mesmo alergias, como rinite, não pode fazer a doação”, explicou. No momento, quem positivou para a Covid-19, teve contato com pessoas contaminadas ou manifestou sintomas, deve esperar 10 dias para a fazer a doação após receber a alta médica.

Além desse afastamento dos doadores, a incidência de acidentes de trânsito na região de Passo Fundo no mês de maio provocou uma alta demanda de sangue do centro, diminuindo expressivamente o estoque. “Como atendemos toda a região, a demanda é grande. Então tivemos essa redução do número de doadores e o número elevado de distribuição”, disse a coordenadora do Hemopasso. 

No Hemocentro Regional de Passo Fundo houve uma redução de 40% do público, passando de 60 a 70 doadores diários para 40 a 45. Refletindo diretamente nos estoques, no momento a bandeira vermelha é para os sangue tipo A+ e O+, seguido pelo alerta amarelo no sangue A- e O-, enquanto os outros grupos sanguíneos seguem estáveis. No Serviço de Hemoterapia do Hospital HSVP o cenário segue o mesmo ritmo, com a queda de 30% dos doadores e a necessidade, principalmente, dos sangues tipo O-, O +, A+.

Apesar do sangue ter um prazo de 35 dias para o uso, ele nunca permanece por tanto tempo no estoque, com uma alta rotatividade. “No momento, temos um estoque para abastecer dois dias tranquilamente. Então é importante as coletas antes do feriado para que a gente consiga abastecer a todos e não falte”, alertou a coordenadora do Hemopasso.


Doação de sangue em Passo Fundo

Em Passo Fundo, Alexandra Mazzoca pontua que o público doador predominante são pessoas acima dos 35 anos, com incidência maior de homens. Isso porque o prazo de doação para o homem é menor, o que reflete no número de doações anuais. “A mulher tem a perda regular sanguínea pelo período menstrual, por isso o prazo para as mulheres é um pouco reduzido, já que a legislação, acima de tudo, garante a segurança do doador”, explicou, ressaltando que o período entre doações é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres. 

Além disso, a coordenadora do Hemopasso conta que trabalham constantemente para mudar a cultura da doação no município, incentivando a doação voluntária e não somente as destinada à reposição de sangue de uma pessoa. “A cultura predominante é a da reposição para alguém que precisa nominalmente, mas buscamos que as pessoas doem voluntariamente sem ter necessidade de nome. Se 3% da população de Passo Fundo doasse duas vezes ao ano, já bastaria para a manutenção dos nossos estoques”, disse Alexandra, acrescentando que, acima de tudo, esse é um trabalho lento, mas já observam mudanças na adesão da população passo-fundense à doação. “Uma vez, era muita mais a região que participava das nossas ações do que o município, mas vemos que temos conseguido agregar mais as entidades locais”, ponderou. 


Dia Mundial do Doador de Sangue 

Em alusão a data, comemorada hoje (14), o Hemopasso realizou durante o dia atividades de recreação lúdicas com a temática de Dia de São João, de modo a agradecer a todos os doadores de uma forma descontraída. No Serviço de Hemoterapia HSVP, durante todo o mês de junho acontece a campanha “Todos temos heróis dentro de nós esperando para entrarem em ação”, para agradecer os doadores de sangue e sensibilizar a população sobre a importância da doação.

Gostou? Compartilhe