Prefeitura reforçará os atendimentos em Saúde com mais médicos especialistas

Processo seletivo está com inscrições abertas para 28 especialidades médicas. Profissionais atenderão a população nos Cais e UBS

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PixabayFoto: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo abriu, nesta segunda-feira (13), mais um edital para a contratação de médicos especialistas. Os profissionais de 28 áreas deverão atuar nos Centros de Atendimento Integral Saúde (Cais) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender os pacientes de média complexidade e auxiliar na triagem de casos que necessitam de encaminhamento do Estado. As inscrições irão até o dia 22 de junho.

O prefeito, Pedro Almeida, afirma que o Município concentra esforços para qualificar a Saúde a partir dos atendimentos com especialistas, assumindo uma responsabilidade que é do Governo do Estado. “Essa é mais uma tentativa para amenizarmos as filas de espera por consultas e procedimentos com médicos especialistas. A Prefeitura é responsável pelos serviços de atenção básica, mas estamos indo além para garantir que a população seja atendida com mais agilidade”, destaca.

Pelo novo processo seletivo, serão contratados especialistas para o fechamento de sete mil horas mensais de atendimento, conforme explica a secretária de Saúde, Cristine Pilati. “Já contamos com especialistas na rede e buscamos, agora, a complementação das horas de serviço. O objetivo é que esses profissionais, além de atuarem no atendimento direto das pessoas, triem as filas para o sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do Estado, que regula as consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza.

Dentro desta estratégia de reduzir as filas, o Município criou também, em 2021, o Mutirão de Especialidades. Desde então, foram viabilizados junto com clínicas credenciadas cerca de 4 mil atendimentos nas áreas de Oftalmologia, Neurologia, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia de Catarata. A mesma proposta foi feita em Endocrinologia, porém, foram abertos três processos de credenciamento sem nenhuma clínica credenciada.

Na definição das especialidades médicas contempladas pelo Mutirão, a Prefeitura considerou as que registravam um número expressivo de pessoas aguardando por consulta. A secretária de Saúde considera que a iniciativa promove um acolhimento efetivo por parte do Município aos pacientes. “Com os mutirões, reduzimos consideravelmente as filas e também contra referenciamos os pacientes para a atenção básica, assegurando o acompanhamento nas unidades básicas de saúde e, assim, evitando o agravamento de muitos problemas”, afirma.

Gostou? Compartilhe