O ex-deputado federal, Beto Albuquerque, esteve em Passo Fundo para falar sobre a importância da doação de medula óssea. A vida e morte de seu filho, o jovem Pietro de Albuquerque, inspirou, à época, a criação da Lei Federal 11.930, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Hoje, Albuquerque é presidente do Instituto Pietro, inaugurado em Porto Alegre em 2019, ano em que seu filho completaria 30 anos.
Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (16) no Gabinete do Prefeito Pedro Almeida, o ex-deputado falou sobre a importância da conscientização em meio aos adolescentes, bem como também dos pais. “Com a divulgação, comecei a encontrar pais que falam sobre o entusiasmo dos filhos, por isso da importância de motivar nossa comunidade”, afirma.
Embora ainda existam muitos entraves no convencimento de um doador, o número de pessoas que se disponibilizam para a doação de medula óssea vem aumentando. “O Brasil é o terceiro maior banco de doadores do mundo. Há 5 anos, tínhamos cerca de 850 mil. Hoje são 1,5 milhão de doadores”, explica Beto Albuquerque.
Nesta noite, o Teatro Múcio de Castro recebe o espetáculo “Doador do Futuro – Semeando Esperança”, que faz um apelo à conscientização sobre a importância de ser um doador. O projeto é destinado aos adolescentes das escolas públicas, e busca criar possíveis “doadores do futuro”.
Além de Passo Fundo, o espetáculo também ocorre em outras cidades que possuem Hemocentro e, também, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. No município, a peça é apresentada hoje, às 19h, e é aberta para a comunidade em geral. As apresentações contarão com tradução em Libras.