Imunização contra a gripe alcança 75,1% do público-alvo

Prorrogação no calendário de vacinação busca aumentar cobertura vacinal para prevenir pressão no sistema de saúde 

Por
· 2 min de leitura
Mais de 61,3 mil doses foram aplicadas em Passo Fundo desde o início da campanha nacional de imunização. (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)Mais de 61,3 mil doses foram aplicadas em Passo Fundo desde o início da campanha nacional de imunização. (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)
Mais de 61,3 mil doses foram aplicadas em Passo Fundo desde o início da campanha nacional de imunização. (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha de imunização contra a gripe, iniciada em abril, já alcançou 75,1% do público-alvo em Passo Fundo até a segunda-feira (27) quando o painel de informações do Programa Nacional de Imunizações contabilizava mais de 61,3 mil doses aplicadas no município das mais de 81,5 mil almejadas pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Com uma meta de vacinar 90% da população local, as 25 unidades de saúde permanecem abertas para a aplicação dos imunizantes contra a Influenza trivalentes utilizados no Brasil desde fevereiro deste ano, que apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria - linhagem B Victoria, para proteger contra a doença. 

Com 34,1 mil idosos passo-fundenses vacinados contra a gripe, o que representa 65,6% de cobertura vacinal para este grupo prioritário, o Município também registra as maiores porcentagens de imunização entre os trabalhadores de saúde atingindo 72,8% de profissionais vacinados, seguido pelos pacientes com comorbidades, cujas doses aplicadas ultrapassam 10,3 mil, conforme detalha o Painel Nacional de Vacinação.

  

Público ampliado 

No sábado (25), um dia após a data prevista para encerrar a mobilização nacional, o Ministério da Saúde recomendou que os estados e municípios expandam a campanha para incorporar, também, a população a partir dos 6 meses de vida, movimento já iniciado em Passo Fundo, enquanto durarem os estoques de vacina contra a Influenza para prevenir casos de complicações decorrentes da doença e impedir eventuais mortes e uma possível “pressão sobre o sistema de saúde” durante o período de inverno.  


Covid-19 

A campanha de vacinação contra a Influenza coincide, ainda, com a manutenção da imunização contra a Covid-19 no município sem alterações no cronograma de aplicação dos imunizantes, conforme esclareceu a assessoria de imprensa da PMPF ao jornal O Nacional. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade. A prioridade, contudo, é para que a aplicação da vacina contra o coronavírus esteja presente entre as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a Influenza. “Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas”, orientou a Secretaria Municipal de Saúde.  

Desde o início do período de imunização contra a Covid-19, os profissionais de saúde já aplicaram mais de 445 mil doses nos passo-fundenses, residentes ou não, atingindo 92,2% de doses aplicadas ampliando o segundo reforço do imunizante aos moradores com 40 anos ou mais desde a última terça-feira (21).  


Locais de vacinação 

Em Passo Fundo, o Ambulatório de Especialidades, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Cais Vila Luíza, SF Adriana Lírio, ESF São José, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adolfo Groth, ESF Donária/Santa Marta, ESF Mattos, ESF Nenê Graeff, ESF Jerônimo Coelho, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Ricci, ESF Zachia. ESF Adirbal Corralo, ESF Jaboticabal, ESF Caic Edu Azambuja, UBS Parque Farroupilha, UBS Ivo Ferreira, UBS Jardim América, UBS Vila Nova/Santa Maria UBS, ESF e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h para a aplicação da vacina contra a gripe. Já os Cais abrem das 8h às 16h. 

Gostou? Compartilhe