Desde quinta-feira (21), Passo Fundo iniciou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos em 17 unidades de saúde vacinadoras.
A ampliação da faixa etária observa a Nota Técnica 213/2022 do Ministério da Saúde, que recomenda a vacinação deste público com a Coronavac ao considerar a segurança e eficácia do imunizante. A pasta também indica que os estados e os municípios organizem a vacinação de acordo com as doses disponíveis.
Em Passo Fundo, conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, as aplicações serão feitas em todas as crianças com mais de 3 anos enquanto houver doses disponíveis nas unidades. “A orientação do Ministério da Saúde é que os estados e municípios priorizem o público imunocomprometido, mas temos estoque significativo para vacinar as crianças desta faixa etária, trazendo mais proteção para as que frequentam berçários, escolas e demais espaços”, afirma, informando que o município possui cerca de 5,3 mil crianças de 3 a 4 anos.
Outra mudança na vacinação é que as crianças não precisam ter mais o intervalo de 15 dias entre vacinas, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. "Assim como a população adulta, elas podem receber o imunizante contra a Covid-19 simultaneamente aos de rotina", destaca Marisa.
Orientação
O início da vacinação para este público-alvo, no município, também atende às orientações da Secretaria Estadual de Saúde para que a imunização seja feita gradualmente de acordo com a disponibilidade do saldo de Coronavac em estoque nos municípios.
Segundo o governo gaúcho, há cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas no Estado, enquanto o público total estimado dessa faixa etária no Estado é de 281 mil crianças. “Cidades que estejam neste momento desabastecidas serão assistidas de acordo com remanejo de doses entre os municípios que será feito nos próximos dias”, afirmou a nota da SES.
Não houve ainda uma indicação por parte do Ministério da Saúde sobre envios de novos lotes contendo mais doses de vacinas aos Estados. “Por isso, a recomendação da SES é que os municípios utilizem até 50% dos seus estoques, reservando a outra metade para a segunda dose, que pelo esquema deve ocorrer 28 dias após a primeira dose”, ressaltou a Secretaria Estadual de Saúde.
Locais de vacinação
Com 90,4% dos passo-fundenses imunizados contra o coronavírus, a aplicação das doses nas crianças com idades entre 3 a 4 anos será realizada de segunda a sexta-feira no Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.
ESF, UBS e ambulatórios aplicarão o imunizante das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, enquanto o Cais e Central de Vacinas abrem das 8h às 16h.