Com apenas 86 das 10,8 mil crianças menores de 5 anos vacinadas contra a poliomielite, Passo Fundo intensifica campanha de multivacinação no município. Com início na última segunda-feira (8) e se estendendo até o dia 8 de setembro, a campanha é voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos, que poderão fazer a atualização da caderneta vacinal. No dia 20 de agosto, com o “Dia D", a vacinação será ampliada e incentivada a toda população.
Campanha de multivacinação e contra poliomielite
Ao todo, são 18 imunizantes disponíveis para atualização da caderneta, que neste mês chama a atenção, principalmente, para a vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta é que sejam vacinadas 95% das 10.838 crianças que estão nesta faixa de idade. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, mesmo estando apenas no início, a movimentação da campanha está baixa, o que reflete também na procura geral para vacinação contra a Influenza e a Covid-19 em Passo Fundo.
Dia D
Buscando aumentar esses números, junto a campanha será realizado o “Dia D”, no dia 20 de agosto, com as salas de vacinação ampliadas para todos os públicos. “Temos a Covid-19 e também doses em estoque da Influenza, que também não atingimos nenhuma das metas dos grupos prioritários. Todas as pessoas podem ir, já abrimos para a população [a vacina da gripe] e ainda estamos no inverno, então é importante se vacinar, mesmo não sendo do grupo prioritário”, ressaltou Marisa, lembrando que, ano a ano, as vacinas são modificadas e as que estão no estoque neste momento terão que ser descartadas caso a população não venha a sua procura.
Durante o período de campanha, a aplicação da vacina contra a Influenza e a Covid-19 seguem sendo aplicadas normalmente nas unidades de saúde de Passo Fundo, conforme calendário vacinal.
Gripe e Covid-19
Até a tarde de terça-feira (9), 65% da população havia tomado a vacina da gripe, sendo crianças (50%), idosos (69%), gestantes (44%) e puérperas (73%), trabalhadores da educação (59%) e da saúde (73%), com 71.117 doses aplicadas no município, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Já para a Covid-19, Passo Fundo tem 450.623 doses aplicadas, totalizando da população geral 86,7% imunizados com a 1ª dose, 78,7% com a 2ª dose e com o esquema vacinal completo 53%.
O número que chama a atenção para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, é o de crianças de 3 a 4 anos vacinadas. A ampliação para esta faixa etária ocorreu no mês de julho, com início no dia 21 em Passo Fundo. Até o momento, 302 crianças das 5.392 deste grupo foram vacinadas. “A gente tem observado muito pouco mesmo. Atribuímos isso a que ano passado tivemos bastante vacinas e as pessoas acabaram se cansando. Tinha as atualizações e com aquela ideia também das crianças geralmente terem mais leve. Mas é importante, seguro, a vacina está aí para que todos possam fazer”, esclareceu Marisa.
Locais
As aplicações da campanha de multivacinação e contra a poliomielite acontecem nas 25 unidades de saúde de Passo Fundo, enquanto para a Covid-19 nas 17 que já aplicam a vacina. As UBS, ESF e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Já os Cais e Central de Vacinas, das 8h às 18h. No dia D, todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h.