Campanhas de multivacinação e contra a poliomelite seguirão até 9 de setembro

Em Passo Fundo, as mesmas 25 unidades de saúde que participaram do Dia D fazem as aplicações

Por
· 1 min de leitura
Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilFoto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último sábado (20), Passo Fundo realizou uma grande mobilização para vacinar crianças e adolescentes. Em 25 unidades de saúde, foram aplicadas vacinas correspondentes às campanhas de multivacinação e contra a poliomelite.

O município também aproveitou a data e a abertura dos postos das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia, para ampliar as coberturas contra a influenza e a covid-19.

Conforme registra a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a procura para a poliomelite, que busca proteger todas as crianças com até cinco anos, e para a multivacinação, que tem como objetivo a atualização da caderneta de crianças e adolescentes com até 15 anos, foi satisfatória. “Durante o sábado, mais de 1,3 mil doses da poliomelite e da multivacinação foram aplicadas. Nós chamamos os pais ou responsáveis para que buscassem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para verificar a situação vacinal. Muitas crianças e adolescentes estavam com vacinas atrasadas e conseguimos regularizar”, enfatizou.

As campanhas nacionais de multivacinação e contra a poliomelite seguirão até o dia 9 de setembro. Em Passo Fundo, as mesmas 25 unidades de saúde que participaram do Dia D fazem as aplicações.

Marisa pontua que a vacinação é importante para a proteção individual e para evitar que doenças controladas voltem a ser espalhadas. “Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis se dirijam até as unidades com a caderneta de vacinação para que a situação das crianças e dos adolescentes seja avaliada e para que recebam os imunizantes que estiverem faltando. No caso da poliomelite, todas as crianças com até cinco anos devem comparecer nos postos, já que a nossa meta é vacinar 95% deste público”, destacou.

Locais de vacinação

- Ambulatório de Especialidades

- Cais Hípica

- Cais Boqueirão

- Cais Vila Luíza

- ESF Adriana Lírio

- ESF São José

- ESF São Luiz Gonzaga

- ESF Adolfo Groth

- ESF Donária / Santa Marta

- ESF Mattos

- ESF Nenê Graeff

- ESF Jerônimo Coelho

- ESF Planaltina

- ESF São Cristóvão

- ESF Valinhos

- ESF Ricci

- ESF Zachia

- ESF Adirbal Corralo

- ESF Jaboticabal

- ESF Caic Edu Azambuja

- UBS Parque Farroupilha

- UBS Ivo Ferreira

- UBS Jardim América

- UBS Vila Nova / Santa Maria

- Central de Vacinas

Horários

UBS, ESF e Ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h

Para a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e documentos pessoais.



Gostou? Compartilhe