Desde o início da Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite, aberta em 8 de agosto, apenas 18,5% das crianças receberam a dose contra a paralisia infantil em Passo Fundo. Essa queda na cobertura vacinal contra a doença preocupa os profissionais da área da saúde, ainda que tenham sido aplicadas mais de 1,6 mil doses no sábado (21) durante o Dia D de vacinação.
Conforme lembrou a coordenadora de Vigilância em Saúde no município, Marisa Zanatta, todas as crianças com idades entre um a cinco anos precisam receber a aplicação independente de ter o esquema completo. “Pode ser até um pouco por desconhecimento dos pais porque, como tem a multivacinação junto que é só pra atualização, eles podem pensar que é só para atualizar e não é. A vacina da pólio é indiscriminada, então é para todas as crianças”, orientou.
Entre os 10,8 mil pequenos incluídos na população-alvo, a maior concentração das 2.015 doses administradas está em crianças com 4 anos de idade seguido pelos passo-fundenses de um e dois anos de idade, segundo ilustra o painel do Ministério da Saúde. “Caso as pessoas não se conscientizem sobre a importância da vacinação, as doenças vão acabar voltando. A paralisia infantil é extremamente grave e tem vacina disponível, mas alguns pais acabam deixando para depois”, considerou Marisa.
Apesar dos esforços conjuntos para ampliar a imunização a 95% das crianças residentes no município se encerrarem em 9 de setembro, data prevista para o término da Campanha Nacional, a coordenadora da Vigilância em Saúde ressalta que as doses estão disponíveis em 25 unidades de saúde durante os meses seguintes, justamente, pela vacina contra a poliomielite integrar o Calendário Nacional de Imunização.
Multivacinação
Ao longo das nove horas em que os profissionais da saúde estiveram atuando no Dia D, no final de semana, a abertura dos postos de saúde também foi aproveitada para expandir a cobertura vacinal contra a influenza e o coronavírus, além de atualizar a caderneta da população.
De acordo com a interface do Governo Federal, que monitora a evolução na imunização realizada nos municípios brasileiros, 1.182 doses foram aplicadas na população residente em Passo Fundo dentro do período da campanha de multivacinação para fornecer proteção contra diferentes enfermidades, como Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus humano).
Onde se vacinar
Disponíveis para crianças, adolescentes e adultos, os imunizantes aplicados durante a mobilização também visam reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Com horário de atendimento ampliado na Central de Vacinas em Passo Fundo até às 21 horas, como destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, as vacinas estão disponíveis nos Ambulatório de Especialidades, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Cais Vila Luíza, ESF Adriana Lírio, ESF São José, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adolfo Groth, ESF Donária /Santa Marta, ESF Mattos, ESF Nenê Graeff, ESF Jerônimo Coelho, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Ricci, ESF Zachia, ESF Adirbal Corralo, ESF Jaboticabal, ESF Caic Edu Azambuja, UBS Parque Farroupilha, UBS Ivo Ferreira, UBS Jardim América e UBS Vila Nova/Santa Maria.