Orientações sobre a nutrição para pacientes em tratamento oncológico

Confira a importância do acompanhamento nutricional durante o tratamento

Por
· 1 min de leitura
 Caroline Furlan é nutricionista do CTCAN Caroline Furlan é nutricionista do CTCAN
Caroline Furlan é nutricionista do CTCAN
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A nutrição tem papel fundamental na saúde e qualidade de vida do paciente oncológico. A alimentação saudável e equilibrada está relacionada ao bom funcionamento do sistema imune e nutricional. No caso dos pacientes oncológicos, ela merece uma atenção ainda mais especial, porque ajuda a reduzir sintomas da doença e efeitos colaterais do tratamento.


Efeitos colaterais

O tratamento oncológico pode provocar efeitos colaterais que afetam a nutrição como náuseas, vômitos e alteração de paladar, que podem causar a redução da ingestão alimentar e, consequentemente, um possível quadro de desnutrição. “Os quimioterápicos, em sua maioria, tendem a provocar efeitos colaterais alterando o apetite do paciente. A nutrição entra nesta parte para ajustar a alimentação, conforme o que o paciente relata, visando deixá-lo nutrido. Além disso, em alguns casos, somente a alimentação oral não é suficiente, sendo indicado fazer uma avaliação da necessidade de terapia nutricional oral/enteral”, explica a nutricionista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Caroline Furlan.


Origem vegetal

Manter hábitos alimentares saudáveis com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas, que supram as necessidades dos pacientes para manter o peso adequado e o organismo nutrido, é fundamental. Nesse sentido, Caroline indica aumentar o consumo de alimentos vegetais como legumes, verduras, frutas, leguminosas, cereais integrais, oleaginosas e grãos. “Esses alimentos são ricos em antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas”, observa a nutricionista.


Imunidade debilitada

Conforme Caroline, em geral, não há restrições, porém, dependendo do tipo de tratamento e de câncer alguns alimentos devem ser prioridade e outros não. “No tratamento oncológico, a imunidade fica mais debilitada e alimentos que apresentam alto risco de contaminação como embutidos, alimentos ultra processados, carnes cruas ou mal cozidas e alimentos sem a devida higienização devem ser evitados”, comenta a nutricionista. O acompanhamento nutricional é importante para fazer a avaliação e o planejamento adequado para cada paciente. “O acompanhamento nutricional durante o tratamento oncológico é importante para a manutenção do estado nutricional e sucesso no tratamento”, salienta a nutricionista.


Cinco dicas de nutrição para pacientes em tratamento


1 - Beber no mínimo 2 litros de água por dia;

2 - Consumir vegetais, grãos e frutas todos os dias;

3 - Preferir alimentação feita em casa com ingredientes naturais;

4 - Fracionar as refeições, fazer lanches intercalados e as refeições principais.

5 - Não fazer dietas restritivas.

Gostou? Compartilhe