Vacina contra a poliomielite foi aplicada em 47,1% das crianças em Passo Fundo

Mais da metade do público-alvo ainda não recebeu a dose no município; campanha foi prorrogada

Por
· 2 min de leitura
Meta é ultrapassar 10 mil crianças vacinadas contra a paralisia infantil em Passo Fundo. (Foto: Arquivo/Agência Brasil) Meta é ultrapassar 10 mil crianças vacinadas contra a paralisia infantil em Passo Fundo. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Meta é ultrapassar 10 mil crianças vacinadas contra a paralisia infantil em Passo Fundo. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de um mês após o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 8 de agosto, a imunização contra a paralisia infantil foi aplicada em 47,1% das crianças e adolescentes menores de 15 anos em Passo Fundo. 

A baixa cobertura vacinal registrada nas unidades de saúde do município, e cujos dados do Ministério da Saúde apontam que mais da metade dos 10.838 pequenos incluídos no público-alvo ainda não receberam a dose, forçaram uma segunda prorrogação nos esforços conjuntos para ampliar a aplicação do imunizante em todo o território gaúcho. 

Além dos 25 centros de saúde que já estavam aplicando a vacina contra a pólio, no município, o Cais Petrópolis será aberto aos sábados, das 8h às 11h30min, para a vacinação, conforme mencionou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, ao avaliar também o movimento na busca pela imunização infantil. “Essa geração mais nova de pais não viram essas doenças graves que aconteciam no passado. Em função de todas as campanhas de vacinação, foram erradicadas. A preocupação, agora, é que acabe retornando”, destacou. 


Doses 

Das 5.109 doses aplicadas, a concentração está nas crianças de 4 anos com 52,4% da faixa-etária imunizada, segundo o painel da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Os índices mais baixos permanecem entre os pequenos de 2 anos com apenas 44% de aplicação. Ao longo desta semana, lembrou Marisa, os agentes de saúde foram às escolas de educação infantil da rede municipal para orientar os pais sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação dos filhos. Nos próximos dias, diz, o movimento será iniciado nos centros de ensino infantil privados de Passo Fundo. “É importante lembrar que para fazer as rematrículas é preciso apresentar o comprovante de vacinação”, frisou a coordenadora da Vigilância em Saúde. 

As métricas de imunização na cidade permanecem abaixo da média registrada no Estado que vacinou, até o momento, 60,48% do público estimado para receber a dose contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% das crianças e adolescentes chegando a 554 mil crianças protegidas contra a doença no Rio Grande do Sul


Onde tem vacina

Com horário de atendimento ampliado na Central de Vacinas até às 21 horas, as vacinas estão disponíveis nos Ambulatório de Especialidades, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Cais Vila Luíza, ESF Adriana Lírio, ESF São José, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adolfo Groth, ESF Donária /Santa Marta, ESF Mattos, ESF Nenê Graeff, ESF Jerônimo Coelho, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Ricci, ESF Zachia, ESF Adirbal Corralo, ESF Jaboticabal, ESF Caic Edu Azambuja, UBS Parque Farroupilha, UBS Ivo Ferreira, UBS Jardim América e UBS Vila Nova/Santa Maria.

Gostou? Compartilhe