Campanha de vacinação visa prevenir Tifo Aviário

Doença ocasiona elevada mortalidade em galinhas caipiras e prejuízo às propriedades rurais

Por
· 1 min de leitura
Doença atinge galinhas poedeiras. (Foto: Gerson Lopes/ON)Doença atinge galinhas poedeiras. (Foto: Gerson Lopes/ON)
Doença atinge galinhas poedeiras. (Foto: Gerson Lopes/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, irá promover uma campanha de vacinação contra o Tifo Aviário. A intenção é reduzir a morte de galinhas poedeiras nas propriedades rurais e evitar prejuízos aos criadores.

O Tifo Aviário é ocasionado pela Salmonella Gallinarum. É uma doença que se manifesta nas galinhas caipiras periodicamente, em especial no período de verão e outono, ocasionando elevada mortalidade. Após o surto, as aves sobreviventes se tornam portadoras assintomáticas, que geralmente voltam a manifestar a doença quando baixar sua imunidade. A mortalidade geralmente é de 40 a 80% do plantel, mas em alguns casos pode chegar até 100%.

Conforme o secretário de Agricultura, Cristiam Thans, a intenção é proteger todos os produtores que possuem galinhas poedeiras. “O controle é muito importante, pois o Tifo Aviário representa um risco para os criadores de galinhas poedeiras, em especial para as fazendas de produção de ovos. Iniciaremos o trabalho de vacinação pelo entorno dessas fazendas e, posteriormente, demais localidades. Futuramente também executaremos na zona urbana”, afirmou.

A vacinação deverá iniciar no final de outubro, sem custo para os produtores rurais, através de parceria do Município com empresas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 54-3311.1193.

Gostou? Compartilhe