HSVP inaugura da Unidade de Internação da Oncologia Pediátrica

O hospital passa a contar com espaço direcionado especificamente para atender as demandas de crianças e adolescentes que passam por tratamento de câncer

Por
· 3 min de leitura
Luciano Breitkreitz Luciano Breitkreitz
Luciano Breitkreitz
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi inaugurado na tarde de ontem (20), a Unidade de Internação da Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo. Mesmo funcionando desde 2016, os pacientes não contavam com um espaço direcionado para atender as suas demandas específicas, já que permaneciam internados em outras alas do hospital.  

Além de lideranças políticas locais, e da direção e funcionários do hospital, a inauguração contou com a presença da secretária de saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, que se emocionou ao conhecer o espaço, e ouvir o relato de uma paciente de 16 anos que passou pelo tratamento e foi curada do câncer. “Um relato maravilhoso, emocionante, tocante, e que faz a gente refletir e ter a certeza de que vale a pena todo esse trabalho e esforço em investir na saúde”, disse ela.

A secretária enfatizou da importância que a cidade de Passo Fundo tem para a saúde, que acolhe um número muito grande de pessoas que procuram os hospitais locais em busca de tratamento médico. “São pessoas que têm a esperança de que aqui terão assistência de qualidade e um atendimento humanizado. Passo Fundo é uma cidade que abre o seu coração para toda a região norte do Rio Grande do Sul”, comentou a secretaria.

 

A cura

Durante a inauguração, a jovem de 16 anos, Quétlin Cristina Flores Hoffmann, natural de Capão da Canoa, mas que mora em Palmeira das Missões, relatou sua experiência com com a descoberta e a cura do câncer. Ela foi diagnosticada com leucemia em 2017, quando tinha apenas 11 anos, e precisou ser internada oito vezes durante o período de 30 meses. Ela fez vários procedimentos no bloco durante as internações e de forma ambulatorial. Atualmente ela está bem, e vai até o hospital periodicamente apenas para fazer consultas de manutenção. “Quando fui diagnosticada não tinha ideia da luta que seria para mim e minha família superar a doença, mas recebemos o apoio para que a minha rotina na infância fosse afetada o menos possível”, conta. Durante o tratamento ela diz que fez amigos, e recebeu um atendimento muito bom. “Desde as copeiras, enfermeiros, médicos, professores e recreadores, todos são fundamentais na minha vida”, concluiu.

 

Comemoração

O presidente do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, José Miguel Rodrigues da Silva, destacou que o momento era mais do que de inauguração, mas sim de comemoração. Especialmente porque o hospital estava disponibilizando um espaço exclusivo para tratamento destes pacientes. “O hospital é referência em oncologia pediátrica para 226 municípios da região, desde o início o nosso ambiente foi pensado para oferecer um suporte completo e humanizado para os pacientes e suas famílias, mas nada disse seria possível sem a dedicação dos nosso colaboradores e médicos”, enfatizou.

 

Sobre o Centro

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população superior a dois milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. Nele, crianças e adolescentes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, especializada em oncologia pediátrica, formada por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.

O ambiente inaugurado ontem foi pensado para oferecer um suporte completo e humanizado aos pacientes e suas famílias. No local também foi implementada uma área de recreação, onde uma sala hospitalar foi elaborada com o tema do “espaço sideral”, onde os pacientes interagem com os mascotes Tuto e Doctornauta, dois bonecos que motivam as crianças na luta contra o câncer.

 

A estrutura

A unidade de internação completa para a oncologia pediátrica, conta com 24 leitos, incluindo enfermarias, quartos semi privativos e apartamentos, além de uma sala de convivências. Este novo espaço nasceu do desejo de criar um local especial e único para essas crianças e adolescentes, pois até então elas estavam internadas além da pediatria, em diferentes unidades do HSVP.

 

Investimento

A obra foi realizada pelo HSVP com recursos oriundo de doações de empresas locais, e do programa Avançar na Saúde do Governo do Estado, que destinou apenas para esta unidade de internação R$ 1.2 milhão. Estes recursos foram investidos em reforma física e adequação de 411 metros quadrados. Além da compra de equipamentos médicos e hospitalares, como cama e berços elétricos, poltronas, carro de emergência e cardioversor microprocessado, monitores de sinais vitais, ar condicionado para todas as instalações, TVs e frigobare4s, carros de procedimentos e transporte, entre outros. O tempo de duração da obra foi de 180 dias.

 

Número de atendimento

O Centro foi instalado no hospital em 2016, porém, não tinha um espaço específico que atendesse as demandas direcionadas para os pacientes mais jovens. Desde que entrou em operação, já foram tratados 382 pacientes; foram realizadas 15.916 consultas médicas; 15.132 sessões de quimioterapia; 28.946 atendimento da área multidisciplinar; 4.750 atendimento da classe hospitalar; e 250tratamento de crianças em idade escolar.

 

 


Gostou? Compartilhe