Na área da saúde, o mercado de trabalho cada vez mais tem buscado profissionais diferenciados e altamente preparados em sua área de atuação. Com isso, gestores e instituições de saúde costumam priorizar aqueles que possuem experiência em uma residência, já que ela proporciona ao profissional vivenciar situações reais de trabalho, além de diversas oportunidades de se colocar em evidência e conquistar espaços. A Universidade de Passo Fundo oferece essas oportunidades aos profissionais por meio dos Programas de Residência em Saúde, que estão com inscrições abertas.
Imersão
Durante o longo período da residência, o profissional fica em imersão nas instituições de saúde e conhece os diferentes serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS), contemplando os níveis de atenção primária, secundária e terciária. No processo, entram em contato com as diversas rotinas de cada serviço e desenvolvem as atividades conforme os protocolos e diretrizes clínicas instituídos. Ainda, se envolvem nos processos de educação continuada de cada serviço. “Ao se formar, o residente já conhece os processos de trabalho das instituições em que desenvolveu a residência, além de toda a experiência assistencial, administrativa e de educação adquirida ao longo de sua formação. Essa experiência leva o residente a se integrar às equipes, costurando as relações de trabalho desde os primeiros dias da residência”, destaca o professor Anderson Flores, coordenador dos Programas de Residência em Saúde da UPF.
Mercado de trabalho
O professor afirma que os residentes formados na UPF apresentam uma grande absorção no mercado de trabalho regional, bem como em instituições de reconhecimento nacional. “A residência é uma modalidade em que o profissional tem oportunidade de se especializar em determinadas áreas agregando conhecimentos, competências e habilidades, aliando a teoria com a prática nos diferentes espaços de saúde. Durante o período da residência, há diversas oportunidades para o residente conquistar espaços nas instituições parceiras ou mesmo através de vivências realizadas em intuições externas”, afirma Flores.
Diferenciais dos programas da UPF
- Estrutura com laboratório e Centro de Simulação Realística de última geração, com manequins de alta fidelidade para a prática assistencial e refinamento de habilidades.
- Corpo docente qualificado e com experiências nas diversas áreas de conhecimento para viabilizar as atividades teóricas e de tutoria.
- Atividades práticas realizadas em instituições hospitalares de referência em média e alta complexidade e em unidades de saúde do município com abrangência para as diversas condições de saúde da atenção primária.
- Possibilidade de conhecer outras instituições de saúde, além das instituições parceiras, em outros estados e municípios através da modalidade de vivências profissionais.
As áreas de formação
A UPF inscreve para a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social; Multiprofissional em Atenção ao Câncer, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Multiprofissional em Cardiologia, para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; além da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para profissionais da Odontologia; e Residência Integrada em Medicina Veterinária, voltada para médicos veterinários.
Convênios
Os cursos são desenvolvidos pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos. As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço.
Inscrições e seleção
As inscrições para quem deseja participar da seleção podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 16 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse. Os residentes selecionados receberão do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09. A seleção é constituída de duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é a prova escrita teórico-objetiva composta de 40 questões, a ser realizada em 3 de dezembro; a segunda contempla a arguição oral do memorial descritivo e a análise do currículo e ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no edital dos Programas de Residência da UPF.
Os residentes selecionados receberão uma bolsa auxílio