Nesta quarta-feira (26) o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo recebeu a visita da primeira-dama do Rio Grande do Sul, Sônia Vieira, que realizou uma doação de brinquedos para a sala de convivências da nova Unidade de Internação da Oncologia Pediátrica. O espaço, recém-inaugurado, será utilizado para atividades lúdicas e recreativas de crianças e adolescentes com câncer.
A primeira-dama também pode conhecer o funcionamento do Centro Oncológico Infantojuvenil, consolidado como o maior do interior do Estado. Em média, 100 crianças e adolescentes são atendidas, semanalmente, pelos diferentes serviços e procedimentos disponíveis no local. Atualmente, a estrutura é referência para uma população de 226 municípios das regiões norte e missioneira do Estado, ou seja, mais de dois milhões de habitantes.
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, agradeceu à primeira-dama, Sônia Vieira, pela sensibilidade de presentear o novo espaço da oncologia pediátrica. “Esta Unidade foi pensada para oferecer um suporte completo e humanizado aos pacientes e suas famílias. Então, a sala específica para convivências vai possibilitar que as crianças internadas continuem a vivenciar, mesmo no ambiente hospitalar, atividades comuns da infância. Sem dúvidas, elas vão aproveitar muito cada um dos brinquedos recebidos”.
Emocionada, Sônia Vieira, disse que a doação é uma forma de dar alento, carinho e trazer conforto para as crianças e suas famílias que passam por um tratamento muito dolorido. “Antes de ser primeira-dama eu venho como uma cidadã que entende a importância de apoiar a luta contra o câncer infantojuvenil. Estou muito feliz por ajudar através dos brinquedos. Parabenizo Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo, os médicos e todos os profissionais, de diferentes áreas da saúde, pela dedicação e compromisso com a causa”.
Pacientes já estão sendo transferidos para a nova Unidade
Nesta semana, a nova Unidade do Centro Oncológico Infantojuvenil começou a receber os primeiros 11 pacientes que estavam internados, além da pediatria, em diferentes áreas da Instituição. Todo o atendimento é feito por um equipe multidisciplinar, especializada em oncologia pediátrica, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. No total, são 24 leitos, incluindo enfermarias, quartos semi privativos e apartamentos.
De acordo com o médico coordenador do Centro, Dr. Pablo Santiago, o modelo adotado em Passo Fundo é semelhante ao existente nos principais hospitais brasileiros que tratam a doença. "Nós buscamos a superespecialização das equipes e ambientes adequados para cuidar deste público. Os resultados finais, em relação ao tempo de tratamento e cura, melhoram quando a dedicação é exclusiva”, disse Santiago.
A obra da Unidade foi realizada no período de 180 dias com recursos do Programa Avançar 1 na Saúde, do Governo do Estado, que destinou R$1.268.085,28. Os valores foram investidos na reforma física e adequação de 411m², além da compra de equipamentos médicos e hospitalares, como: camas e berços elétricos, poltronas, carro de emergência e cardioversor microprocessado, monitores de sinais vitais, ar condicionado para todas as instalações, TVS e frigobares, carros de procedimentos e transporte, entre outros.