Passo Fundo recebe 300 doses para iniciar imunização de crianças a partir dos seis meses contra a Covid-19

Vacinação prioritária iniciará pelos pequenos com algum tipo de comorbidade seguindo recomendação do Ministério da Saúde

Por
· 3 min de leitura
Identificada pela tampa cor vinho, vacina baby da Pfizer possui dosagem e composição diferentes. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)Identificada pela tampa cor vinho, vacina baby da Pfizer possui dosagem e composição diferentes. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Identificada pela tampa cor vinho, vacina baby da Pfizer possui dosagem e composição diferentes. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir da chegada do primeiro lote das vacinas pediátricas da Pfizer para imunizar os bebês de seis meses às crianças de dois anos de idade contra a Covid-19, Passo Fundo recebeu 300 doses para iniciar a estratégia de vacinação priorizando, neste primeiro momento, os pequenos com algum tipo de comorbidade seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

As aplicações serão realizadas na quinta (17) e sexta-feira (18), na Central de Vacinas, das 8h às 16h, sem intervalo ao meio-dia, conforme esclareceu a Prefeitura Municipal através de um comunicado de imprensa na segunda-feira (14). Os pais ou responsáveis deverão procurar a unidade portando os documentos pessoais e um atestado que comprove a comorbidade, como declaração, prescrição médica ou relatório médico com descritivo ou CID da doença. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a ampliação da vacinação para todas as crianças dos seis meses aos três anos incompletos dependerá de como será a procura e do encaminhamento de mais doses. “Temos uma população de 8,2 mil crianças nesta faixa etária. Aguardaremos o andamento do processo para informar a comunidade”, destacou.

As 48 mil doses preliminares da vacina enviadas ao Rio Grande do Sul foram recebidas na manhã de sexta-feira (11) em uma logística que previa o envio de 16 mil delas aos municípios naquele mesmo dia. As demais ficam armazenadas pela Secretaria Estadual de Saúde para as outras duas doses que compõem o esquema primário, sendo duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a segunda.


Avanço na vacinação

Ao atingir 96,2% de doses aplicadas e 87,5% da população passo-fundense com, pelo menos, uma injeção dos imunizantes contra o coronavírus, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde administraram 182,2 mil primeiras doses da vacina; 166 mil segundas doses; mais de 99 mil doses de reforço, e 31,5 mil quartas doses, de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde. 

Contabilizando uma população acima de 204 mil habitantes, dos quais 151,2 mil são adultos vacináveis, mais de 506 mil ampolas foram destinadas a Passo Fundo desde o início da campanha de vacinação contra a doença, responsável por matar 814 munícipes durante o período mais agudo da pandemia, e contaminar 67,6 mil moradores. 

Entre os grupos vacináveis, mostra a interface da SES, a cobertura vacinal chegou a 11,9% das crianças com idades entre 3 e 4 anos; 63,7% entre os de 5 a 11 anos, e 87,2% nos adolescentes incluídos na faixa etária dos 12 a 17 anos. Maior entre os adultos de 18 a 79 anos, 98,1% deste público-alvo recebeu uma dose ou dose única da vacina, enquanto 91,5% dos idosos acima dos 80 anos tiveram uma das vacinas, produzidas por quatro laboratórios diferentes, injetadas para a proteção contra a Covid-19. 


Pfizer baby

Aprovada em 16 de setembro deste ano, a vacina baby da Pfizer para imunizar os pequenos a partir dos 6 meses de idade é identificada pela tampa cor vinho indicando os frascos destinados a este público-alvo. 

Conforme explicou o Governo Federal, por meio de nota, a dosagem e a composição são diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente anteriormente aprovadas ao apresentar uma formulação aplicada em três doses de 0,2 mL, equivalente a 3 microgramas. “Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a Anvisa contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas de sociedades médicas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório”, ressaltou o Ministério da Saúde.


Como fica a vacinação em Passo Fundo

- 1ª dose para pessoas acima de 12 anos, gestantes e puérperas

- 2ª dose de Coronavac para todas as pessoas que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de 28 dias)

- 2ª dose de Pfizer para as pessoas com 18 anos ou mais que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)

- 2ª dose de Pfizer para adolescentes que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)

- 2ª dose de AstraZeneca para todas as pessoas que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)

- 3ª dose (reforço) para todas as pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses

- 2ª dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que fizeram o primeiro reforço há quatro meses ou mais


Locais de vacinação

Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.

ESF, UBS e ambulatórios: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

Gostou? Compartilhe