NOVEMBRO AZUL: Câncer de próstata é o mais frequente entre os homens

Campanha destaca os cuidados com a saúde da população masculina

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) com 65,8 mil casos por ano e é a segunda maior causa de mortes por câncer no sexo masculino com cerca de 16 mil óbitos por ano (Inca). Esse câncer é silencioso na sua fase inicial e pode demorar anos para que os pacientes apresentem algum sintoma, mas, em alguns casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos. Por ser tão significativo, a campanha Novembro Azul ressalta a importância dos cuidados com a saúde do homem.


Terceira idade

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade. Cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos. “Os homens devem cuidar da sua saúde e fazer exames de rotina. A partir dos 50 anos, devem procurar o urologista para avaliação da próstata e dependendo de fatores de risco encontrados, é estabelecido um plano de acompanhamento. A avaliação é feita pelo toque retal e dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue”, explica o oncologista do Centro do Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel.


Diagnóstico

O oncologista ressalta a importância do diagnóstico precoce. “Por ter uma evolução silenciosa na maioria dos casos, esse câncer pode demorar para dar sinais, por isso, a importância dos exames periódicos. Quando os sintomas aparecem, os homens podem sentir dor para urinar, necessidade de urinar frequentemente, ter episódios de pequenas quantidades de sangue na urina, dor óssea e impotência sexual”, enfatiza Seidel.


Fatores de risco

O também oncologista do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, ressalta alguns fatores de risco importantes. “A idade, fatores genéticos e estilo de vida estão entre os fatores de risco para o câncer de próstata. A incidência aumenta após os 50 anos e homens com histórico na família (pai e irmãos) devem ficar atentos. Além disso, sobrepeso e obesidade são fatores de risco importantes”, comenta o oncologista.


Adotar práticas de vida saudáveis


Fazer os exames de rotina uma vez ao ano e ter hábitos de vida saudáveis são algumas das dicas para os homens. “Manter hábitos de vida saudáveis com alimentação adequada, exercícios físicos, evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool são dicas para reduzir o risco de câncer e outras várias doenças”, salienta Machado. 

Gostou? Compartilhe