Passo Fundo fará vacinação no próximo sábado

Nos Cais Petrópolis, Boqueirão, Hípica, São Cristóvão e Vila Luíza, serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional, incluindo a da Covid-19. Mobilização irá das 8h às 13h

Por
· 1 min de leitura
Atestado de vacinação passará a ser exigido no momento de matrícula ou rematrícula nas escolas municipais, estaduais e particulares. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)Atestado de vacinação passará a ser exigido no momento de matrícula ou rematrícula nas escolas municipais, estaduais e particulares. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Atestado de vacinação passará a ser exigido no momento de matrícula ou rematrícula nas escolas municipais, estaduais e particulares. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para estimular a vacinação, Passo Fundo fará mais uma mobilização no sábado, 10 de dezembro, em cinco pontos. Os Centros de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) Petrópolis, Boqueirão, São Cristóvão, Hípica e Vila Luíza disponibilizarão todas as vacinas do calendário vacinal, incluindo a da Covid-19. Aplicações serão realizadas das 8h às 13h.

O objetivo, conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, é ampliar a cobertura contra diversas doenças. “Nós estamos chamando a população para que busque um destes locais e faça a checagem da carteirinha de vacinação, atualizando as doses que estão em atraso”, enfatizou.

Os adolescentes têm um chamado especial para que compareçam e recebam as vacinas contra o HPV e a Meningo ACWY. Recentemente, o Ministério da Saúde alterou a faixa etária para essas duas vacinas: a vacina HPV passou a ter como público-alvo meninos e meninas de 9 a 14 anos; Já a da Meningo ACWY, todos os adolescentes de 11 a 14 anos.

Ainda de acordo com Marisa, é fundamental que a carteirinha das crianças e adolescentes esteja em dia para que eles obtenham das unidades de saúde um atestado de vacinação, que passará a ser exigido no momento de matrícula ou rematrícula nas escolas municipais, estaduais e particulares. “As crianças e adolescentes que ainda não têm o atestado de vacinação podem aproveitar a oportunidade e ir até um dos pontos neste sábado. Se tiverem uma vacina para fazer, já podem atualizar a carteirinha e receber o documento”, afirmou.

Durante a data, a vacina contra a Covid-19 será feita apenas na população acima de 12 anos, uma vez que as doses pediátricas são aplicadas exclusivamente na Central de Vacinas.

Gostou? Compartilhe