Os lenços coloridos que chegaram ao Centro de Oncologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo trazem consigo o envolvimento de muitas mãos, sentimentos e a doação de quem tem como propósito auxiliar outra pessoa, formando uma rede de solidariedade. A campanha “Faça o bem, doe um lenço você também” é promovida pela Inviolável Monitoramento e destina suas doações às pacientes do HCPF. Cerca de 300 lenços foram arrecadados com o envolvimento das unidades da Inviolável e seus clientes. “Este ano nós conseguimos envolver municípios além de Passo Fundo, mas todas as quatro unidades. Então, para nós foi muito legal envolver Coxilha, Lagoa Vermelha e Marau, é gratificante demais”, enfatiza Kaira Santos, representante do setor de marketing da Inviolável.
Rede de carinho
Para a coordenadora de Comunicação do HC, Fernanda Marini este gesto forma uma rede de carinho, originada por quem se propõe a doar, passa por toda a equipe envolvida na produção e assistência e também por quem irá receber. “Este gesto é muito significativo, faz um bem muito grande para a autoestima, fazer isso é uma forma de expressar amor. O gesto de quem está fora, de olhar aqui para dentro, se oferecer para dar carinho, é muito importante. Quem doou não sabe quem irá receber e quem receber não sabe quem doou, mas é um calor no coração saber que alguém estava pensando, que estavam preocupados.”
Felizes e acolhidas
Cada paciente do HC escolhe o lenço para levar para casa, de acordo com seu gosto e personalidade. “As pacientes se sentem felizes e acolhidas. Esta ação é muito importante”, descreve o enfermeiro Guilherme de Lima. “Para quem está doando, às vezes parece um ato muito simples, mas para quem irá receber é algo maravilhoso. Muitas vezes a paciente não se adapta às perucas e o lenço é mais uma opção, principalmente agora no calor, como alguns lenços são mais finos, então ter esta opção faz toda a diferença”, agradeceu a enfermeira Monica Tres.
Solidariedade e empatia
A entrega das doações para o HC faz parte de um grande ciclo que vai além da instituição. “As crianças foram envolvidas neste processo, a gente pediu que as mães explicassem o que elas estavam fazendo e o porquê elas estavam doando. Junto com esses lenços tem uma energia de solidariedade, de empatia. A primeira infância é o momento em que elas podem perceber a diferença que estas pequenas ações fazem, então, foi ótimo participar”, destacou a diretora da Escola Artes e Manhas, Marina Grando. O Instituto de Recuperação Cognitiva e Funcional Umani apresentou a proposta aos pacientes, que personalizaram os lenços com desenhos. “Foi muito marcante para as pacientes a atividade proposta, pois muitas pacientes necessitavam de ajuda devido a coordenação motora e fizeram questão de auxiliar alguém através dos lenços”, contou a gestora de relacionamento, Adriana Cenci. A grandiosidade de cada pequeno gesto se une devido ao seu significado, ganhando força, e se concretizando para além do produto físico, em amor, cuidado e empatia. Atualmente o Centro de Oncologia do HC possui mais de mil e quinhentos pacientes que serão atingidos por esta ação solidária.