A Universidade Federal da Fronteira Sul e o Hospital São Vicente de Paulo formaram a 9ª Turma de Residentes Médicos em Passo Fundo. Neste ano, são 58 especialistas em 18 Programas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Ecocardiografia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Básica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, 23, contou com a presença do Vice-reitor da UFFS, Professor Dr. Gismael Francisco Perin, do Diretor do Campus Passo Fundo, Professor Dr. Jaime Giolo, do Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, e do Superintendente, Ilário De David, do Presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Grando, da Secretaria Municipal da Saúde, Cristine Pilati, da Coordenadora da Coreme do Hospital, Professora Dra. Giovana Bonfantti Donato. Atualmente, os programas de residência das Instituições visam transformar as práticas médicas por meio do ensino qualificado e contribuem para que tenhamos profissionais da saúde comprometidos com os problemas que afligem a comunidade.
O representante da Associação dos Médicos Residentes, Cassiano de Mattos Marques, destacou momentos marcantes de crescimento pessoal e profissional da turma. “Nos corredores do Hospital São Vicente de Paulo e da Universidade da Fronteira Sul, junto aos demais profissionais da saúde, aprendemos o quão digno é trabalhar, estudar e ainda assim poder ajudar alguém, especialmente durante a pandemia. Mas confesso que não foi um caminho fácil até aqui. Em nossa trajetória tivemos medos e inseguranças, porém o desejo de vencer sempre foi muito maior. Hoje, concluímos mais uma etapa importante em nossas vidas e precisamos agradecer aos nossos supervisores, preceptores, colegas de residência, amigos e familiares que sempre nos apoiaram”, disse o mais novo especialista em Clínica Médica.
José Miguel Rodrigues da Silva considera que a parceria entre as Instituições é benéfica para todos, pois os médicos ganham em qualificação e a Universidade e o Hospital no aperfeiçoamento do ensino e no atendimento aos pacientes. "Hoje, a história nos faz rememorar que há quase 50 anos iniciamos a trajetória da nossa residência médica. Neste período, muitas conquistas foram alcançadas como avanços na infraestrutura, tecnologia de ponta, pesquisa e recursos humanos para o desenvolvimento dos programas. Em meio a este histórico repleto de realizações, nos orgulhamos em dizer que já passaram por aqui mais de 1.300 médicos residentes. Agora, são 58 novos especialistas e, com certeza, teremos o prazer de encontrá-los prestando assistência em nosso Hospital ou pelo Brasil, afinal somos referência em formar profissionais de qualidade”, afirmou o Presidente do HSVP.
Em nome da UFFS falaram na solenidade os Professores Doutores, Vice-reitor Gismael Francisco Perin e o Diretor do Campus Passo Fundo Jaime Giolo, que reconheceram a importância da parceria do Hospital São Vicente de Paulo para servir como cenário de prática para a Residência Médica e agradeceram ainda o envolvimento das pessoas ligadas diretamente ao ensino. “Um agradecimento especial aos supervisores e preceptores do HSVP que entregaram todo o seu conhecimento e dedicação para que pudéssemos formar, sem sombra de dúvidas, profissionais com uma capacidade muito grande de cuidar da população. Esse momento, de gratidão e reconhecimento, serve para consolidar o caminho percorrido por cada novo médico especialista. Hoje, vocês estão no palco para serem aplaudidos e homenageados por todo o esforço e escolhas que eles fizeram ao longo da vida. Desejo que ajam sempre com sabedoria e tenham responsabilidade nas decisões que irão tomar a partir desta nova fase profissional e que também que sejam perseverantes nas mais situações difíceis”, discursou o Vice-reitor Gismael.