O Serviço de Hemoterapia, do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, retomou a realização de Blitz educativas sobre Doação de Sangue nas Escolas com o objetivo de conscientizar jovens, dos 16 aos 29 anos, da importância deste gesto nobre e voluntário. Desde o ano passado, o projeto já atingiu mais de 1.300 alunos de instituições públicas e particulares. A ação de 2023 iniciou pelo Colégio Tiradentes da Brigada Militar e envolveu cerca de 260 estudantes. A campanha quer, através de minipalestras, esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo de doação e fidelizar novos doadores. Aos 17 anos, Martina Alana Lodi, disse que o assunto já é uma realidade em sala. “No segundo ano a gente teve o caso de uma colega que o pai precisou de doação e nós nos mobilizamos para ajudar. Além disso, já fizemos todo um estudo sobre os tipos sanguíneos. Acho muito importante esse debate, pois sempre existe alguém precisando de doação”.
De acordo com a Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, responsável técnica do Serviço de Hematologia do HSVP, “até o fim do semestre, a Blitz será realizada em outras seis escolas de Passo Fundo com perspectiva de mais 1.500 estudantes, ou seja, teremos cerca de 2.800 jovens como multiplicadores da nossa campanha”.
Esperança de vida
O sangue coletado pelo Serviço de Hemoterapia é a esperança de vida para vítimas de acidentes, cirurgias de emergência ou cirurgias cardíacas, transfusões para pacientes com câncer ou outras doenças graves. Para doar sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, vir de uma boa noite de sono e pesar acima de 50 kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tiver 16 e 17 anos necessita apresentar um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. O Serviço de Hemoterapia do HSVP é referência em atendimento de saúde para mais de 2 milhões de habitantes. Interessados em doar podem procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro 485, prédio da Radioterapia 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.