Passo Fundo registrou o primeiro óbito por dengue. A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) nesta quarta-feira (26) e comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma criança de 10 anos.
Em nota o Município se solidarizou com a com a família, e ainda reforçou a importância de a comunidade adotar ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
A Prefeitura já vinha intensificando o combate à dengue com uma série de medidas, como ações de bloqueio e a disponibilização de contêineres para que a comunidade faça o descarte adequado de resíduos. Mas é fundamental que a população contribuir com eliminação de água parada e possíveis criadouros.
Passo Fundo contabiliza mais de 320 casos positivos da doença neste ano. Ao longo de 2022, foram 41 casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
A dengue provoca sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, mal-estar, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas na pele. Pessoas com suspeita e sinais clínicos da doença devem buscar atendimento médico.