Médico passo-fundense realiza procedimento robótico inédito na América

Cirurgião do HSVP, Daniel Navarini, fez a primeira cirurgia de hepatectomia da América com o uso da plataforma Versius

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo continua inovando na área da saúde, desta vez, com a realização da primeira cirurgia de hepatectomia robótica da América com uso da plataforma Versius. O procedimento para o tratamento de um tumor no fígado foi conduzido pelo médico Daniel Navarini.

A cirurgia aconteceu neste mês, 18 de maio, em paciente jovem, do sexo feminino, que recebeu alta médica em apenas 48 horas. Conforme o cirurgião do Aparelho Digestivo o procedimento foi uma ressecção segmentar para o tratamento de um tumor hepático. “A cirurgia robótica me permitiu um acesso menos invasivo e de maior precisão, em um caso de grande complexidade”, explicou o Dr. Navarini.

Sobre o feito histórico com o robô Versius, no continente americano, o cirurgião especialista no Aparelho Digestivo disse estar honrado por oportunizar novos tratamentos para a população. “A cirurgia robótica vem progressivamente ganhando espaço no tratamento de inúmeras doenças e em várias especialidades médicas e promovendo melhorias na recuperação dos pacientes. Sendo assim, foi uma honra para o Hospital São Vicente de Paulo e para toda a equipe atuar de forma pioneira com este tipo de procedimento na plataforma robótica”, disse o médico do HSVP.

A primeira cirurgia de hepatectomia robótica da América com uso da plataforma Versius contou ainda a participação dos médicos Leandro Totti Cavazzola, Diego Reffatti, Cristine Mezzomo e Daniele Dourado, além do suporte das equipes de enfermagem do HSVP e técnica da empresa britânica CMR Surgical.


Fonte: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP

Gostou? Compartilhe