Pacientes onco-hematológicos ganham Unidade de Internação no HSVP

O novo espaço conta com 20 leitos, sendo sete deles para o isolamento de pessoas com baixa imunidade

Por
· 1 min de leitura
Foto - Ana Paula Koenemann – HSVPFoto - Ana Paula Koenemann – HSVP
Foto - Ana Paula Koenemann – HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo reforça, mais uma vez, a sua preocupação em oferecer um atendimento de excelência aos pacientes da área oncológica. Depois de inaugurar uma Unidade de Internação para o público infanto-juvenil, agora a Instituição decidiu adequar o Posto 5 para receber os adultos com doenças no sangue e diagnósticos de câncer. O espaço vai atender os pacientes hematológicos e onco-hematológicos que, em razão dos vários ciclos de tratamento, costumam ficar internados por longos períodos. A nova unidade conta com 20 leitos, sendo sete deles para isolamento de pessoas imunossuprimidas, os demais estão divididos entre quartos privativos, semi privativos e enfermaria. Hoje, a média de internação no local é de 90% da capacidade.


Risco maior

O diretor técnico médico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, explica que as doenças onco-hematológicas comprometem a imunidade do paciente em graus variados por causa do próprio tratamento que envolve cirurgias, quimioterapia e radioterapia, por isso existe um risco maior de infecção. “Estes pacientes possuem baixa contagem de neutrófilos, que são as células essenciais de defesa do organismo, por isso a criação da unidade facilita a adoção de medidas de prevenção e limita as infecções”. A médica especialista Cristiane Zanateli afirma que a unidade de internação é uma conquista da onco-hematologia do HSVP. “As ótimas instalações possibilitam um melhor atendimento para quem têm a imunidade baixa e os quartos com uma boa entrada de luz solar colaboram para o bem-estar dos pacientes durante a jornada do tratamento. Também contamos com o apoio de profissionais qualificados, dedicados e atenciosos, então já conseguimos sentir os impactos positivos desta grande conquista”.


Padrão de segurança

A iniciativa busca oferecer um padrão superior de segurança ao paciente, além de manter a otimização dos recursos humanos com uma equipe multiprofissional especializada no atendimento onco-hematológico, ligadas aos serviços da Oncologia-hematologia, Oncologia Pediátrica, Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Gerência de Enfermagem. O espaço de internação hematológica e oncológica adulta fica localizado na Unidade Teixeira Soares e recebe pacientes do SUS, convênios e privados.

Gostou? Compartilhe