Rio Grande do Sul deve decretar emergência zoossanitária devido à gripe aviária, ainda hoje. Segundo o secretário da Agricultura do Estado, Giovane Feltes, o documento foi enviado ontem para a casa civil, e aguarda apenas a assinatura do Governador do Estado, Eduardo Leite.
O Estado permanece com um foco da doença, na Estação Ecológica do Taim, localizada entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado. Até esta quarta-feira, o Brasil somava 69 focos, a maioria concentrada no Espírito Santo, onde o Vírus foi pela primeira vez detectado no país.
Conforme Feltes, a publicação do decreto por parte do governo, deve facilitar o acesso ao crédito extraordinário de R$ 200 milhões. O recurso foi disponibilizado pelo governo federal por meio de medida provisória para conter o avanço da doença em solo nacional. Feltes ainda pontuou questões ligadas a Expointer, haja vista que faltam 30 dias para o início da principal feira do setor no Estado. O secretário esclareceu que a única situação que fica prejudicada é exatamente em relação à decisão na esfera Federal, que suspende, por exemplo, eventos no Brasil inteiro com participação de aves.
Foto - Agência Brasil