A forte instablidade do clima que coopera para o aumento de vírus nesta época do ano, é um dos fatores que influenciam na necessidade de reforçar o estoque de sangue. Em Passo Fundo, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, registra atulamente uma média de 47 doações diárias. No entanto, conforme a responsável pelo setor, Cristiane da Silva, o ideal seria pelo menos 60 coletas diárias.
Segundo Cristiane, toda doação é bem vinda, no atual momento, o grupo A+ é o mais necessitado. “ Em especial neste momento, estamos passando por uma instablidade climática e, devido ao feriado no início do mês de setembro, estamos organizando e reforçando o convite, para as pessoas que desejam doar”.
A partir de agendamento, é possível realizar a doação em um sábado por mês. Cristiane salienta que esse horário foi criado para facilitar aos doadores que não têm tempo durante a semana.
O Serviço de Hemoterapia de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está localizado na rua 15 de novembro 485, no 5º andar. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 da manhã às 2 horas da tarde, sem fechar ao meio-dia.
Hemopasso
O Hemopasso está mantendo uma boa média de doadores, considerando a época do ano. Ainda conforme a direção, os estoques estão estáveis com uma média de 55 doadores dia. No mês de junho, devido a campanha junho vermelho, muitas empresas aderiram à temática e participaram ativamente das doações.
Créditos: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP