O uso de óleo de rícino nos olhos é perigoso

Vídeos viralizam nas redes, incentivando o uso que pode causar úlcera na córnea e até cegar.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o hashtag #castoroilforeyesite - óleo de rícino para visão em tradução livre, TikTokers atingiram em poucos dias mais 3 milhões de visualizações. Criaram um grupo de influência, que estimula o uso de óleo de rícino na região dos olhos com o argumento de que evita rugas, melhora a circulação dos olhos, previne catarata, glaucoma, moscas volantes e até corrige a refração. Recentemente uma paciente atendida pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, foi diagnosticada com inflamação na córnea. Ela conta que resolveu experimentar o óleo de rícino nos olhos para ver se melhorava o desconforto no computador.

Fórmula específica

O especialista alerta que embora o medicamento tenha benefícios potenciais para melhorar o olho seco e, portanto, o conforto diante das telas. Mas necessita ser esterilizado, não conter aditivos e a fórmula deve ser específica para aplicar nos olhos. A paciente não fez esta seleção. Por sorte, logo que sentiu o desconforto marcou a consulta. Caso esperasse mais para iniciar o tratamento poderia ficar com alguma sequela na córnea e ter diminuição permanente da visão.

Como garantir sua segurança

É melhor aguardar a publicação de evidências científicas mais robustas para tratar olho seco ou blefarite com óleo de rícino. Se utilizar e sentir desconforto as recomendações do oftalmologista são: lave os olhos com xampu infantil e água em abundância; evite esfregar a superfície dos olhos para não ferir a córnea e consulte o oftalmologista imediatamente.

Gostou? Compartilhe