Aumentam os novos casos de Covid-19 em Passo Fundo

Procura por exames praticamente dobrou nas últimas duas semanas

Por
· 2 min de leitura
Vacina bivalente: 100 mil passo-fundenses ainda não foram vacinados Foto - Paulo Pinto/ Agência BrasilVacina bivalente: 100 mil passo-fundenses ainda não foram vacinados Foto - Paulo Pinto/ Agência Brasil
Vacina bivalente: 100 mil passo-fundenses ainda não foram vacinados Foto - Paulo Pinto/ Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nas últimas semanas, os números relacionados à Covid-19 em Passo Fundo tiveram um aumento considerável. De acordo com o Painel Coronavírus-RS, publicado pela Secretaria Estadual da Saúde, os novos casos diários deram um salto em outubro. Na quinta-feira, 26, o Boletim apresenta 115 casos novos, quarta-feira 140 e terça-feira 93. Nos meses de agosto e setembro a média de novos casos ficava abaixo de 10. Porém, a partir de 06 de outubro, saltou para mais de 20 e continuou aumentando. A média dos últimos dez dias é de 64,4 novos casos, com a soma de 644 resultados positivos confirmados, registros bem acima dos valores obtidos nas planilhas de meses anteriores em 2023. Até o momento, desde o início da pandemia, o município acumula um total de 75.832 casos confirmados e 832 óbitos.

Veio para ficar

“A Covid veio para ficar. É uma doença respiratória e há períodos em que circula mais”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Passo Fundo, psicóloga Marisa Zanatta. Assim como o vírus Influenza, circula durante o ano todo e há períodos em que pode aparecer mais ou aparecer menos. Por se tratar de uma doença transmissível, os novos casos indicam como está a contaminação em determinada área. A procura pelos exames também cresceu. “A testagem aumentou bastante em Passo Fundo”, informou Marisa. Já em relação aos casos, disse que “temos hoje 399 casos ativos e, de acordo com o Boletim do dia 24, são 16 casos com hospitalização clínica e nenhum residente em Passo Fundo internado em UTI”.

Exames

Além da rede municipal, a procura pelos exames de Covid-19 também registrou um aumento nos hospitais e laboratórios. “O aumento da procura pelo exame de Covid ocorreu por volta do dia 14 de outubro. A nossa demanda dobrou a quantidade realizada no mês anterior. Pode-se considerar um aumento de 100%”, informou Thais Vilasboas Letti - gerente do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. O quadro não é diferente nos laboratórios de análises clínicas na cidade. “Teve um aumento grande nas últimas duas semanas. Dobrou a procura”, disse Fernanda Rodrigues do Laboratório Unidos, que conta com quatro unidades em Passo Fundo e mais duas na região. Em relação aos resultados, estima que os casos positivos ficam entre 40 e 60%.

Vacina bivalente

A baixa cobertura vacinal em Passo Fundo preocupa a vigilância em saúde. “Mais de 100 mil pessoas que deveriam ter recebido a vacina bivalente não tomaram a vacina”, diz Marisa Zanatta. “Quem fez duas doses da vacina monovalente agora deve fazer a bivalente que também tem o antígeno específico para a variante ômicron e isso não tem nas outras vacinas (monovalentes)”. Reforçando que o vírus é transmissível, lembra que com a vacina é possível diminuir os números de internações e até de mortes. Além da vacina, é necessário cuidados com os sintomas gripais. Recomenda “repouso e em caso de febre alta buscar atendimento nas unidades de saúde do município”.

Onde tomar a vacina


A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos

De segunda a sexta-feira:

Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.

(ESF, UBS e ambulatórios: das 08 às 11h30 e das 13 às 16h30; Cais e Central de Vacinas: das 08 às 18h; Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 08 às 21h30)

Sábados

Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão

(Das 08 às 11 horas)


Gostou? Compartilhe