O Centro Regional de Referência em Autismo da APAE de Passo Fundo, realiza nesta sexta-feira (24), no Bairro Záchia, um mutirão para triagem e identificação de crianças com problemas intelectuais. Uma equipe com cinco profissionais, incluindo dois neurologistas farão 26 atendimentos já pré-agendados. O trabalho será realizado na Escola Guaracy Barroso Marinho durante todo o dia.
Há um ano e meio a APAE de Passo Fundo foi habilitada como Centro Regional de Referência em Autismo dentro do programa do governo do Estado. A entidade atende a 28 municípios da região.
No primeiro ano de atuação, o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) – CRR APAE de Passo Fundo diagnosticou 603 novos casos de autismo junto às redes dos 28 municípios e 2 mil profissionais capacitados em TEA de sua abrangência. Em 12 meses, também foram realizados 185 atendimentos e 160 ações de orientação sobre serviços e direitos junto às famílias de pessoas com autismo, além do encaminhamento de 319 Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEAs).