Dezembro Laranja alerta para a prevenção do câncer de pele

Atendimentos dermatológicos gratuitos serão realizados neste sábado (2)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, busca conscientizar a população sobre a importância de realizar medidas de proteção para prevenir o câncer de pele. Em Passo Fundo, atendimentos gratuitos serão oferecidos neste sábado, 2 de dezembro, a partir das 9 horas.

Serão distribuídas 200 fichas por ordem de chegada para atendimentos dermatológicos de verificação de lesões suspeitas. Integrantes do projeto de extensão Amigos da Pele, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e da Liga Acadêmica de Dermatologia da Escola de Medicina da UPF estarão orientando a comunidade sobre a importância da prevenção e distribuindo amostras de protetor solar. A ação ocorre no ambulatório da Residência de Dermatologia do HSVP/UFFS, localizado no antigo Quartel do Exército, na Rua Teixeira Soares.


Brasil registra 185 mil novos casos por ano

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer da pele, o que representa 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns fatores podem elevar o risco de câncer de pele, como ter alguém na família que tem ou já teve câncer da pele; já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo; ter muitas sardas ou pintas pelo corpo; ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia; já ter tido câncer da pele; e ter mais de 65 anos.

Gostou? Compartilhe