OPINIÃO

Em busca de valorização para a saúde no Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Por: Dr. Gerson Junqueira Jr.

Estamos diante de um momento crucial para a saúde no Rio Grande do Sul, em especial, para o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). A crise que assola esse importante serviço, responsável pelo atendimento de mais de um milhão de pessoas, preocupa a todos nós, profissionais da saúde e instituições hospitalares que integram esse sistema. Ao longo de 2023, participamos de reuniões e audiências tanto na Assembleia Legislativa do RS quanto junto aos órgãos do Poder Executivo, nas quais tivemos a oportunidade de debater soluções para a situação crítica do IPE Saúde.

Em meu papel como presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), levantei questões referentes a valorização da categoria médica e a eficiência do sistema e tivemos o apoio relevante das sociedades de especialidades médicas e dos parlamentares, entre eles o deputado Dr. Thiago Duarte, além das demais entidades representativas como o SIMERS e CREMERS.

É imperativo que os profissionais da saúde sejam devidamente valorizados, recebendo honorários que condizem com a realidade do mercado. Em meio a uma defasagem de mais de doze anos nos valores dos procedimentos médicos, era urgente a revisão desses honorários, a fim de garantir a qualidade e a sustentabilidade do atendimento médico prestado aos usuários do IPE Saúde.

Destacamos a necessidade de reformular o modelo de contribuição dos servidores públicos estaduais e seus dependentes. A conta não fecha quando apenas uma parcela dos contribuintes suporta o sistema. A sociedade gaúcha precisa compreender a importância desse debate para o futuro da saúde no estado. Não podemos permitir que a crise do IPE Saúde comprometa a qualidade do atendimento médico, afetando a saúde e o bem-estar dos servidores públicos e seus dependentes. Obtivemos uma vitória, ainda que parcial, melhorando os vencimentos de consultas, visitas e procedimentos, mas queremos ainda mais para 2024, tornando mais justa essa relação. Nós, da AMRIGS, continuaremos atuando incansavelmente na busca por soluções que garantam a valorização da categoria médica e a sustentabilidade do IPE Saúde. Afinal, a saúde de todos depende do compromisso e da responsabilidade que assumimos agora.

 (*) Dr. Gerson Junqueira Jr. é presidente da AMRIGS

Gostou? Compartilhe