A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais seis novos casos de dengue em Passo Fundo. O Município já contabiliza 16 casos, além de outros 98 em investigação. Em todo o Rio Grande do Sul já foram confirmadas três mortes pela doença nos primeiros 45 dias de de 2024. As vítimas residiam nas cidades de Tenente Portela, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. No estado são 4.045 casos positivos da doença, com infestação do mosquito em 466 municípios.
Fenômenos climáticos como o El Niño e as chuvas intensas que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses podem ter contribuído para o aumento do número de casos de dengue no Estado. Em resposta à alta de infecções nas últimas semanas, o governo estadual está intensificando as ações de enfrentamento à doença.
“A ocorrência de casos pode ter aumentado devido a fenômenos climáticos que tivemos – como o El Niño –, muitas chuvas e grande acúmulo de resíduos. Isso propicia ainda mais a proliferação do vetor, favorecendo altos índices de infestação e, automaticamente, de transmissão da doença”, explica o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro.
Segundo Vallandro, todo o Estado requer atenção neste momento. “A maior incidência tem acontecido na Região Norte e Missioneira, mas a Metropolitana também já tem altos índices. De forma geral, todas as regiões têm apresentado casos. Por isso, é importante ter atenção, neste momento, a cada uma delas”, destaca.