A ausência de sintomas na fase inicial é um dos principais desafios para o diagnóstico precoce dos problemas renais. Na semana passada, em 14 de março, data em que o Dia Mundial do Rim é lembrado, a equipe do Hospital de Clínicas de Passo Fundo – HCPF promoveu uma ação de prevenção e orientação sobre as doenças que prejudicam a saúde do órgão. A campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim foi promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, juntamente com a Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN).
Estilo de vida
“Pela mudança no estilo de vida da população, a gente observa um crescente diagnóstico das doenças renais em todas as esferas populacionais. Isso envolve também consequências socioeconômicas pela dificuldade de tratamento e de acesso a este tratamento”, alertou a médica nefrologista no HCPF, Dra. Natália Bassani Schuch.
Hipertensão e diabetes
A senhora Genir Godoi foi uma das pacientes atendidas pela equipe do HCPF durante a Feira de Saúde, que ofereceu gratuitamente testes de glicose, aferição da pressão arterial e análise de proteinúria. “Eu acho muito interessante esta avaliação pois muitas pessoas as vezes estão com problemas e não sabem”, disse. Em fases iniciais, a perda de função renal muitas vezes passa despercebida pela população. Estas lesões manifestam sintomas em estágios mais graves e, em alguns casos, irreversíveis. A hipertensão e o diabetes estão entre os principais fatores relacionados à perda de função renal. A nefrologista Natália Schuch explicou que “as pessoas precisam ter atenção aos fatores de risco como a vida sedentária, obesidade, tabagismo, o não controle de outras doenças, o uso de medicações de maneira irregular, principalmente anti-inflamatórios, que são indiscriminadamente vendidos.”
Acompanhamento
Em caso de alterações na avaliação de proteinúria, os pacientes foram encaminhados para acompanhamento médico em seus serviços de referência. Este foi o caso da Edilaine Porto, que também avaliou positivamente a ação realizada pela equipe do HCPF. “Eu acho esta ação muito necessária e acessível para as pessoas. Achei a iniciativa excelente, pois a maioria destes exames a gente acaba deixando por fazer, principalmente o exame de proteinúria.” A hidratação é fundamental para a saúde renal, conforme esclarece a nefrologista. “A água é nossa principal aliada, devemos evitar o uso de industrializados, como o refrigerante, sucos de caixinha ou em pó, embutidos que podem fazer o aumento do sódio e consequentemente da hipertensão.” complementou a especialista.